Curso de podas e desbrotas do caféAs comunidade rurais do município de Conselheiro Mairinck, extensão de base do Sindicato Rural de Santo Antônio da Platina, tiveram uma semana agitada pelo cursos realizados em parceria com o SENAR-PR. Nos dias 10 e 11, um grupo de onze mulheres participou do curso de culinária básica. Além do preparo de pratos triviais enfatizando o aproveitamento nutricional dos alimentos, são repassadas também dicas de higiene e limpeza pessoal e dos instrumentos culinários.
Nos dias 12 e 13, um curso de casqueamento de bovinos, orientou os participantes não apenas em relação às técnicas corretas de casqueamento, mas também como fazer um trabalho de prevenção e correção de possíveis anomalias no casco dos animais.
No curso de Podas e desbrotas de café, a instrutora Raquel Nader Resende Fraiz, que presta serviços ao SENAR-PR, mostrou que uma poda incorreta pode prejudicar a produtividade da planta. Já em relação à desbrota, operação que consiste na retirada de brotos e plantas daninhas que prejudicam o crescimento do café, ela ressalta que a ação é tão importante quanto a poda e deve ser feita todo ano, geralmente nos meses de agosto, setembro e outubro depois do inverno. A agricultora Zilda Maria Valle e o esposo Osvaldo Valle, acreditam que o curso ajuda a corrigir os erros além de acrescentar novos conhecimentos. Eles possuem propriedade onde cultivam 15 mil pés de café há seis anos.
Desde o começo deste ano foram realizados 70 eventos em Santo Antônio da Platina (e extensões de Conselheiro Mairinck, Guapirama e Jundiaí do Sul) e nas extensões de base atingindo aproximadamente 1000 produtores.