Visita da diretoria da Dow AgroSciences
reforça parceria com o SENAR-PR

Curso de Aplicação de Agrotóxico Tratorizado

Uma comitiva formada por oito representantes da Dow AgroSciences no Brasil, entre os quais, o diretor presidente Ev Germon, Marcus Fiorini, coordenador de Segurança e Relações com a Comunidade e Kazuo Hojo, consultor, visitou algumas cidades no interior do Estado no último dia 30, para conhecer de perto o andamento dos programas que a empresa desenvolve em parceria com o SENAR-PR, que são os programas ‘Agrinho’ e ‘Família e Qualidade de Vida’, além de treinamentos na área de aplicação correta a segura de agrotóxicos. “A idéia é que o grupo entenda melhor o trabalho e conheça as pessoas envolvidas nesses programas”, explicou Mario Von Zuben , diretor de Relações Governamentais da Dow AgroSciences, lembrando que há mais de 10 anos a empresa mantém parceria com o SENAR-PR.

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, acompanhado do diretor de marketing da Dow Agrosciences, Welles Paschoal, e do diretor-presidente, Ev Germon

Considerando apenas os números de 2007, o Programa Agrinho realizou 439 capacitações de professores, até o mês de agosto, com a presença de cerca de 22 mil docentes. Foram distribuídos 1.527.194 exemplares do material do aluno e 155.850 exemplares dos materiais de professores nas escolas paranaenses, totalizando 328 toneladas de materiais. Pelo Programa Família e Qualidade de Vida, 264 cursos foram realizados entre os meses de janeiro e agosto, com a participação de mais de seis mil pessoas. Já na área de aplicação de agrotóxicos, foram realizados 469 eventos com 4381 participantes.

Capacitação de professores

    Em Maringá, o grupo foi recebido pelo presidente da FAEP, Ágide Meneguette e por José Antonio Borghi, presidente do Sindicato Rural do município. O primeiro compromisso foi em um evento que reuniu professores para uma apresentação das alternativas metodológicas na abordagem dos temas propostos pelo Agrinho, em Mandaguaçú, onde os visitantes foram acompanhados pelo presidente do Sindicato Rural local, Francisco Carlos do Nascimento.  Na seqüência, passaram por um curso Família e Qualidade de Vida para cortadores de cana e treinamento em Aplicação de agrotóxico tratorizado. A programação encerrou com visita ao módulo do programa Família e Qualidade de Vida para idosos, no Sindicato Rural de Marialva, onde o grupo foi recebido pelo presidente Marco Arthur Saldanha Rocha.

Visita a instalações de usina de álcool e açúcar

 Von Zuben falou da importância de se desenvolver um trabalho de conscientização junto às famílias rurais e salientou os benefícios da parceria que a Dow AgroSciences mantém com o SENAR-PR. “Esta parceria não cobre apenas aspectos técnicos e de boas práticas, mas também se preocupa com aspectos de inclusão social. Nossa intenção é continuar cada vez mais forte”. O superintendente do SENAR-PR, Ronei Volpi, destacou o papel de tal iniciativa: “A Dow AgroSciences é a única empresa do setor de agroquímicos que espontaneamente participa e contribui com os programas de responsabilidade social do Sistema FAEP, desde sua criação, há mais de 10 anos”. Ev Germon reforçou a importância desses programas para a agricultura e para a empresa: “Estamos satisfeitos em fazer parte disso e esperamos dar continuidade à parceria”, concluiu.   

Família e Qualidade de Vida em Marialva
Boletim Informativo nº 973, semana de 10 a 16 de setembro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar