Sérgio Antônio SozimO presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Sérgio Antônio Sozim , elogiou a realização do evento. Ele destacou as participações do ministro da Agricultura, Reinhold Stephaes, que falou sobre o endividamento dos produtores rurais, e da cientista política, Lucia Hippólito. “Ela esclareceu sobre a situação política do País e a participação nela. Concordo que os produtores devem se envolver mais, através de nossa entidade, e não ficar acomodados. A palestra da cientista foi um incentivo para que haja uma maior participação dos produtores na vida política”, disse.
Adair GeraldiJá o presidente da Sociedade Rural de Cidade Gaúcha, Adair Geraldi, o evento demonstrou a força e o prestígio do presidente da FAEP, Ágide Meneguette, em convocar tantas lideranças do meio rural. “A reunião foi extremamente proveitosa. Também, achei interessante essa aproximação dos produtores com os governos federal e estadual para discutir questões de nosso interesse. As palestras foram de extrema valia”, concluiu.
Juliano André AraújoPresentes também em grande número no evento, estavam os participantes e veteranos do Programa Empreendedor Rural. Na avaliação de Juliano André Araújo, de Nova Cantu, o evento ofereceu aos produtores a oportunidade de ouvir os dois lados, os que defendem e os que criticam as ações do governo. “Esse tipo de discussão desperta o senso crítico do produtor. A reforma que nós precisamos não é apenas política, é na sociedade”. Para Araújo, a repercussão do evento não se limita ao público presente, se estende aos municípios, no retorno dos produtores: “A informação não fica só conosco, passamos para a família e amigos. E est é o caminho para a conscientização. Alguém tem que fazer alguma coisa. Se não agirmos, não podemos reclamar”.
Neide de Fátima Nardo RamosA empreendedora rural Neide de Fátima Nardo Ramos, de Itambé, não perdeu nenhum detalhe das palestras. Considera o evento uma oportunidade de reflexão para o produtor rural. “Aprendemos muito com a lição amarga da crise. Temos que ver nosso negócio como empresa e administrar com visão de longo prazo”.
Para ela, além das informações repassadas pelos palestrantes, os produtores aprendem muito com o intercâmbio que o encontro permitiu. “Não teria como juntar tanta gente de um mesmo setor se não fossem eventos como esse”, avaliou.