Mato Grosso também adota Programa Empreendedor Rural

Mato Grosso é um dos estados que está adotando a idéia, implantada inicialmente no Paraná com ótimos resultados. (Evento do Empreendedor no Paraná em 2006. Foto Cleverson Beje)

A formação de empresários do campo ganha espaço no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso (SENAR-AR/MT) com o lançamento do Programa Empreendedor Rural, durante a Bienal da Agricultura 2007, que aconteceu de 22 a 24 em Cuiabá. A informação é da Agência CNA.

Mato Grosso é um dos estados que está adotando a idéia, implantada inicialmente no Paraná com ótimos resultados. Assim como no SENAR-AR/MT, o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) garante a multiplicação da iniciativa em outros 12 estados e o Distrito Federal.

Este ano, duas turmas vão ser implantadas, nos municípios de Campo Verde (130 km da Cuiabá) e Nova Mutum (264 km da capital) como piloto do projeto que deve ser ampliado o ano que vem. “Estamos implantando essas turmas em caráter experimental para avaliarmos a sua aceitação. O programa exige muito dos participantes e tem um público diferenciado. É destinado a proprietários ou filhos de produtores com o segundo grau completo. Um dos objetivos é desenvolver um projeto para a propriedade rural”, explica o gerente técnico do SENAR-AR/MT, Otávio Nogueira Borges, ressaltando a importância de o participante ter compromisso com a propriedade e a continuidade do curso.

Segundo um dos idealizadores do programa, o engenheiro agrônomo Fernando Peres, o objetivo é fomentar uma “visão empresarial” no segmento rural, sobretudo para os pequenos e médios produtores, que mais carecem desse tipo de informação.

Boletim Informativo nº 971, semana de 27 de agosto a 2 de setembro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar