Produtores do Paraná conhecem
sistema sindical do Canadá

Placa em propriedade rural de Ontário indica que agricultor é filiado a sistema sindical da província canadense

O diretor-financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia, reuniu-se com representantes da Federação da Agricultura de Ontario (OFA) em Guelph, no Canadá, no dia 20 de agosto. O encontro fez parte da programação da visita técnica que produtores, membros de sindicatos rurais e técnicos do Sistema FAEP fizeram aos Estados Unidos e Canadá entre os dias 11 e 21 de agosto.

Durante a reunião com a diretoria da OFA, Biscaia destacou os cursos profissionalizantes desenvolvidos pelo Sistema FAEP junto a agricultores e trabalhadores rurais do Paraná.

“Estamos preocupados em formar uma geração que tenha um melhor conhecimento sobre o setor agropecuário e uma maior consciência sobre o meio-ambiente”, disse.

Ao comparar a agricultura desenvolvida nos dois países, o presidente da OFA, Geri Kamenz, ressaltou as vantagens do Brasil no setor. Segundo ele, o País tem uma mão-de-obra mais barata e tem a possibilidade de expandir, ainda mais, a área agricultável. “O clima no Brasil também beneficia. Vocês chegam a ter de duas a três safras em determinadas regiões. Isso, aqui não acontece”, afirmou.

Em relação ao Canadá, Kamenz lembrou que o país da América do Norte tem uma legislação mais segura no que diz respeito à produção de alimentos, uma melhor infra-estrutura e um acesso mais fácil à tecnologia. “Quanto ao clima, também temos vantagens. O inverno longo e frio impede o ciclo de muitas doenças e pragas”, explicou.

A OFA possui 38 mil associados. Cada um deles contribui, por ano, com $ CAD 150,00 (dólar canadense). Um dos principais objetivos da entidade é conscientizar os moradores das áreas urbanas sobre a importância das pessoas que vivem na zona rural.

Durante o encontro com produtores e técnicos do Paraná, Kamenz ainda disse que a OFA não mede esforços para que os consumidores do Canadá consumam, prioritariamente, produtos daquele país. “A partir do momento que o setor agropecuário é rentável, as futuras gerações tendem a permanecer no campo”, concluiu.

Boletim Informativo nº 971, semana de 27 de agosto a 2 de setembro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar