Seguradora Mapfre

É uma das companhias autorizadas pelo Ministério da Agricultura para comercializar o seguro rural com subvenção federal. Segundo a gerente de Seguros Agrícolas da empresa, Cristina Maria Ribeiro, o carro-chefe da empresa é o Seguro Colheita Garantida. É destinado à soja e milho.

Na tabela abaixo, veja a taxa de prêmio, o nível de cobertura e a produtividade da soja e do milho em quatro regiões do estado. Quanto à taxa de prêmio, é válido lembrar que o produtor paga 50% e o governo federal subsidia os outros 50%.


Municípios Produtos Produtividade esperada (sc/ha) Taxa cobertura Taxa prêmio

Cascavel

Soja

45,67

55%

3,07

Sertanópolis

Soja

41,67

55%

3,83

Campo Mourão

Milho

66,22

60%

4,06

Pato Branco

Milho

120

60%

4,51

A cobertura básica, pelo Seguro Colheita Garantida, garante a proteção a partir de uma determinada fase da lavoura, ou seja, quando cerca de 70% da área plantada atinge uma média de 15 cm de altura.

Público - produtores, proprietários e/ou arrendatários de terras destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar, soja, milho e algodão, além de cooperativas de crédito, de produção, revendas de insumos, etc.

Cobertura - estende-se até o final da colheita e envolve: incêndio por queda de raio, chuva excessiva, ventos fortes e frios, geada, granizo, seca e tromba d´água.

Exclusões - ficam excluídos desse seguro: ação predatória de animais, ocorrência de pragas e doenças, alagamento ou inundação, perda de qualidade do produto, plantio fora do Zoneamento Agrícola do Ministério da Agricultura, uso de insumos, como fertilizantes, defensivos agrícolas, sementes, etc, de indevidamente ou com qualidade comprometida.

Custos - a taxa de seguro varia de acordo com a cultura e a região.

Vantagens: a) cobertura ampla para eventos climáticos;

b) cobertura adicional de não emergência ou replantio;

c) proteção da lavoura contra eventos climáticos não controláveis e contra possível ocorrência de incêndio por causas desconhecidas;

d) redução da possibilidade de inadimplência e proteção financeira aos credores;

e) taxa específica por cultura e região;

f) isenção de IOF Já a cobertura adicional de não-emergência ou replantio garante a proteção a partir do plantio até o início da cobertura de produção. Termina quando 70% da área plantada atinge, em média, 15 cm de altura. Envolve: tromba d´água, granizo e chuva excessiva.

Quanto às franquias, a Mapfre oferece:

a) 20% de franquia, quando 20% ou mais do solo da propriedade for formado por tipo de solo 1;

b) 10% de franquia, essa mesma porcentagem do solo for constituída de tipo de solo 2;

c) Não há franquia, quando mais de 80% do solo da propriedade apresentar tipo de solo 3.

Em relação às formas de pagamento, podem ser:

a) à vista; b) em duas vezes. No caso de subvenção federal ao prêmio, o produtor paga a primeira parcela à vista e o governo federal, a segunda parcela.

Boletim Informativo nº 970, semana de 20 a 26 de agosto de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar