Atendendo a uma demanda de seus clientes, o SENAR-PR está levando a campo um curso integrado de aplicação correta e segura de agrotóxicos, que compila o conteúdo do curso de costal manual e do curso de tratorizado de barras. O primeiro curso na Regional Norte Pioneiro aconteceu entre os dias 1º e 3 de agosto, em Rancho Alegre, extensão de base do Sindicato Rural de Uraí. A instrutora Raquel Nader Fraiz contou com quorum máximo durante todo o evento, 15 participantes, sem nenhuma ausência registrada.
O município de Rancho Alegre se destaca na produção de grãos pelas médias de produtividade e pelo emprego das técnicas de plantio direto em praticamente todas as propriedades. Assim como foi identificado em outras regiões do Estado, havia dificuldade em dispensar trabalhadores por seis dias para acompanhar os dois cursos de aplicação de agrotóxicos e, por isso, o SENAR-PR optou pelo módulo integrado, como explicou o gerente do Departamento de Aprendizagem Rural (DAR), José Carlos Gabardo: “Conseguimos compilar o conteúdo de seis dias de curso em três, sem perder a qualidade, porque há muitos pontos em comum entre um curso e outro”. O curso atende às exigências da NR31 e, de acordo com informações do Sindicato Rural a avaliação foi tão positiva que já existe novo curso agendado para setembro com turma praticamente fechada.
Questões relacionadas à segurança e à saúde no trabalho abordadas pela Norma Regulamentadora 31 (NR31) fez parte do curso de aplicação correta e segura de agrotóxicos promovido pelo SENAR-PR e Sindicato Rural de Carambeí, com o apoio da Cooperativa Batavo. O evento aconteceu na sede da empresa no dia 19 de julho.
De acordo com informações do Sindicato Rural, esses cursos acontecem com o intuito de conscientizar os trabalhadores em relação aos cuidados que devem ser tomados no trato com defensivos agrícolas: “Nosso município é agrícola e o Sindicato percebeu a necessidade de qualificar mão-de-obra e buscou parceria para isso”, explica Telma de Oliveira Waceliko, secretária do Sindicato”.