Curso em Francisco Beltrão sensibiliza
agricultores para recuperação de rio

Produtores rurais de Francisco Beltrão estão motivados a trabalhar na recuperação da vegetação ciliar do trecho do Rio Marrecas que corta suas propriedades. O grupo participou do curso de recomposição de vegetação ciliar do SENAR-PR realizado em parceria com o Sindicato Rural de Francisco Beltrão, no dia 11 de julho. O curso foi ministrado pelo instrutor João Sérgio Canterle, que presta serviços ao SENAR-PR, e contou também com o apoio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Agricultura e Emater.

Ao final do curso todos, se mostraram bastante conscientizados sobre a importância da vegetação ciliar para o meio ambiente, especialmente no que se refere à melhoria da qualidade da água. Os doze produtores planejam agora isolar as áreas e realizar o plantio de espécies nativas, com mudas que serão fornecidas pelo viveiro municipal.

De acordo com Joanes Vinaga, diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Francisco Beltrão que participou do evento, cursos como este são muito importantes e fazem parte de um grande esforço que busca a melhoria da qualidade da água do Rio Marrecas, que abastece a população do município. Vinaga informou também que, juntamente com outras ações que estão sendo desenvolvidas, novos cursos em parceria com o SENAR estão sendo programados para os agricultores das comunidades da bacia do Rio Marrecas, localizada acima do ponto de captação de água pela Sanepar.

Boletim Informativo nº 969, semana de 13 a 19 de agosto de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar