Festival Gastronômico vai mostrar
variedade e sabor da carne suína

Curso do SENAR-PR ensina melhor aproveitamento dos cortes suínos

Aqueles que tiverem a oportunidade de almoçar no Restaurante-Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Curitiba, entre os dias 30 de julho a 4 de agosto, vão ter a oportunidade de conhecer a diversidade de cortes e pratos preparados à base de carne suína. O cardápio do Festival Gastronômico Suíno, que o Senac promove em parceria com o Sistema FAEP, por meio do SENAR-PR, inclui desde pratos tradicionais até os mais requintados.

O incentivo ao consumo de carne suína está entre os objetivos do evento. Informações sobre qualidade da carne, propriedades e mitos fez parte do conteúdo do curso que o SENAR-PR ofereceu aos garçons e cozinheiros do Restaurante-escola do Senac nas semanas que antecederam o Festival. “Existe muita desinformação sobre a carne suína. A criação é cercada de uma série de cuidados que envolvem sanidade, manejo e ração controlada, entre outros. É uma carne saudável e não possui alto teor de colesterol como muitos pensam”, afirmou o técnico do SENAR-PR, Samy Dawood.

    “É fundamental este outro olhar que temos a partir dos cursos. Estamos acostumados a trabalhar com a carne, mas a partir do que aprendemos temos uma nova visão do produto”, comenta o chef responsável pelo evento, Lucio Marcelo Chrestenzen. O interesse das turmas de cozinheiros e garçons durante os cursos surpreendeu o instrutor Antônio Juglair Pereira, que presta serviços ao SENAR-PR: “Me surpreendeu muito o interesse demonstrado e a quantidade de perguntas, principalmente na turma de garçons. Em geral, existe pouco profissionalismo na área de alimentação e é importante que tenham essas informações, até mesmo para poderem argumentar com os clientes”.

Chef Lucio Chrestenzen: “com o curso, somos incentivados a conhecer detalhes da produção”

    O curso para cozinheiros foi complementado com demonstrações de cortes dianteiros, traseiros e costela, entre outros. “Queremos mostrar cortes nobres e diferenciados e é também uma maneira de agregar valor à carne suína”, explica Dawood. Em atividades que envolveram teoria e prática, o instrutor Pereira repassou, de forma resumida, aos participantes, uma série de dicas que poderão ser aproveitadas em sua rotina de trabalho: ‘Aprenderam algo de ciência e tecnologia que envolve esta carne, além da prática de produção dos cortes e aproveitamento racional dos recortes”.

    Jean Pierre Silveira, que é cozinheiro formado pelo Senac e há quatro anos trabalha na área, destaca a importância de aprender a identificar as peças de carne e como trabalhar com elas: “No final ganhamos no preparo de um prato com mais qualidade, aparência e paladar”. O chef Chrestenzen chama a atenção para um outro aspecto: “Essas informações permitem um diferencial no aproveitamento da carne. Ganhamos também na relação custo-benefício e ao fim do processo, o consumidor também leva vantagem, porque terá um produto mais barato e de melhor qualidade”.

Jean Pierre Silveira: “aprendemos principalmente as diferenças entre as partes e o que agregar a elas para melhor aproveitá-las

    O resultado dessa nova parceria entre Senac e SENAR-PR na realização de um Festival Gastronômico poderá ser degustado na próxima semana.  

Boletim Informativo nº 966, semana de 23 a 29 de julho de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar