Trinta e seis jovens de Arapoti encerraram sua participação no Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) com uma cerimônia de formatura organizada pelo próprio grupo e realizada no Salão Paroquial da igreja do município, no sábado, 14 de julho. Após quatro meses de aulas teóricas e práticas sobre atividade inerentes à agropecuária, o grupo se mobilizou e participou de todos os detalhes que envolveram a cerimônia, com destaque para a união e criatividade do grupo.
Finalizando as atividades do curso, os joves de Arapoti visitaram nos dias 22 e 23 de junho, o campus da PUC-PR, em Curitiba. Os alunos a área de Ciências Agrárias, em São José dos Pinhais, sede dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Veterinária. Foram recebidos pelos diretores dos cursos, que falaram sobre atuação e mercado para o profissional de cada área.
Ainda no campus conheceram os laboratórios de anatomia animal, solos, nutrição animal e laboratório de biologia molecular. Na parte da tarde visitaram a Fazenda Experimental Gralha Azul – PUC-PR em Fazenda Rio Grande. No local, conheceram os setores de criação como cunicultura, avicultura de corte e postura, ovinocultura, animais silvestres e bovinocultura de leite. Também tiveram acesso às instalações do hospital veterinário, fruticultura, olericultura e setor de armazenamento e secagem de grãos.
A participante Paola Teixeira de Lara avaliou positivamente a visita: “Foi muito bom conhecer a universidade, porque tivemos uma oportunidade que poucas pessoas têm e adquirimos muito conhecimento”. Para Claudinéia Martins, a visita à universidade foi uma grande experiência que ela terá sempre como referência.
O comportamento do grupo foi destacado pela zootecnista Ana Regina Jaremtchuk, que presta serviços ao SENAR-PR, e acompanhou a turma durante a visita: “Eles mostraram um desempenho excepcional, dedicação e responsabilidade durante a visita”, afirmou ressaltando a importância de se conhecer a estrutura de uma universidade no momento em que o grupo que está finalizando o ensino médio. O JAA de Arapoti é realizado pelo SENAR-PR e Sindicato Rural local com o apoio da Prefeitura Municipal.