Perto de 200 produtores rurais de Tibagi participaram do II Encontro Olerícola de Tibagi e do III Encontro de Alternativas para o Território Caminhos do Tibagi, realizados no município no último dia 11. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Tibagi, Ivo Carlos Arnt Filho, o evento visa estimular a produção de frutas e hortaliças como alternativa de renda para pequenas e médias propriedades rurais.
A mobilizadora do Sindicato Rural de Tibagi, Priscila Silva Manchenho, explica que o planejamento dos eventos é feito com base nos interesses dos produtores rurais locais: “Trabalhamos de acordo com a solicitação deles. Por isso, este ano incluímos cultivo de uva e plantio direto na programação”.
Pela manhã, reunidos no Teatro Municipal, os participantes assistiram a palestras sobre olericultura orgânica, viticultura e cultivo de pêssego, dando continuidade a um trabalho iniciado no encontro anterior quando foram tratadas as culturas do morango, amora e melancia. Os resultados daquele encontro já são visíveis. Manchenho diz que o cultivo de melancia já é tradicional no município, mas que o evento incentivou outras iniciativas: “Tem um grupo de produtores trabalhando com morango pelo segundo ano consecutivo e um outro grupo, da Vila Rural, que iniciou o plantio de amoras em janeiro”.
Na parte da tarde, no Centro de Eventos de Tibagi, os produtores visitaram estandes de demonstração de prática de plantio direto na pequena propriedade, rotação de culturas e tecnologia de aplicação de agrotóxicos, além do cultivo de produtos usados na produção de biodiesel que, de acordo com Arnt, foi um dos principais objetivos do evento: “Em nosso município, será instalada uma grande fábrica de biodiesel, próximo a uma região onde se concentra o maior número de pequenas e médias propriedades”, explicou. O evento também reflete na programação de cursos do Sindicato Rural. A mobilizadora explica que “uma vez que a programação reflete os interesses dos produtores, o sindicato procura direcionar os treinamentos para as atividades sugeridas no encontro”.