Formação de novos líderes permite
“reinvenção” do sistema sindical

Liderança não se compra. Conquista-se. A afirmação é do presidente da FAEP, Ágide Meneguette, que participou de mais um encontro do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Sindicais em Curitiba. O evento, realizado no Hotel Lizon, reuniu 32 membros de diretorias de sindicatos rurais do estado nos dias 13 e 14 de julho.

Durante o encontro, Meneguette destacou a importância do Programa. Para ele, a iniciativa, desenvolvida pela FAEP, SENAR-PR e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), busca reinventar o sistema sindical no estado . “Esse treinamento visa criar lideranças. Para substituir a diretoria atual da FAEP, é preciso ser melhor que ela. Será que estamos sendo apáticos para assumirmos nossa liderança?”, questionou.

Meneguette ainda ressaltou a necessidade de mudar a estratégia de trabalho no dia-a-dia. “Temos que nos aperfeiçoar. Precisamos ser criativos e procurar ser eficientes. Na minha avaliação, temos que melhorar”, comentou.

Diante dos representantes dos sindicatos, o presidente da FAEP disse que, para atender os clientes do sistema sindical, é preciso ter cada vez mais eficiência no atendimento, profissionalismo e determinação. “Se nós queremos ter sucesso, precisamos melhorar a nossa gestão de pessoas”, afirmou.

Meneguette sugeriu criatividade para superar a crise que afeta o setor agropecuário. “Ninguém vai resolver nosso problema. Nós é que temos que resolvê-lo. Queremos trabalhar!”, lembrou. Quanto à importância do sistema sindical para os produtores rurais, ele reafirmou que o agricultor tem que ver o sistema como a casa dele. “Quem faz a sociedade não é o governo. E o futuro, somos nós que fazemos. Por isso, temos que ter uma participação firme na sociedade para que ela seja melhor”, afirmou.

No evento, Meneguette ainda destacou as iniciativas desenvolvidas pelo Sistema FAEP que contribuem para a melhoria da sociedade, como os programas Agrinho e Empreendedor Rural. Segundo ele, o Agrinho contou com cerca de 1,7 milhão de crianças em 2006. “No ano passado, quase 16 mil produtores passaram pelo Programa Empreendedor Rural”, concluiu.

Boletim Informativo nº 966, semana de 23 a 29 de julho de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar