A Feira Agropecuária de Campo Mourão aconteceu junto com a 17ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, entre os dias 3 e 8 de julho, no Parque de exposições da cidade. A estrutura foi ampliada e a feira recebeu cerca de 4 mil animais, o dobro do ano passado, e mais de 550 animais em julgamento. Mesmo com os números oficiais ainda não fechados, a expectativa dos organizadores é que o movimento dos leilões tenha chegado a R$ 2 milhões: “Somente o leilão de elite, que foi transmitido ao vivo para todo o Brasil pelo Canal Rural, movimentou mais de R$ 1 milhão”, observa Nelson Teodoro, presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão.
O evento é uma realização do Sindicato Rural de Campo Mourão com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR). Perto de 100 expositores participaram, levando à Feira, representantes das raças nelore, limousin e brangus, entre outros. A coordenadora do evento, Cleusa Santos, que trabalha na organização de outros três eventos similares no Paraná, destaca o crescimento surpreendente da Feira Agropecuária de Campo Mourão: “Eu atribuo esse crescimento ao atendimento que se tem aqui. Só pode ser isso, o diferencial”.
Além do leilão de elite, foram organizados leilões de gado geral e um shopping de animais, onde as negociações foram feitas de forma direta entre criadores e compradores. Pela primeira vez, Campo Mourão foi sede do ranking oficial de animais de pista, onde foram eleitos o melhor macho, a melhor fêmea, a melhor bezerra, o melhor bezerro, o melhor expositor, o melhor criador, entre outras 30 categorias.
No estande FAEP/ SENAR-PR, o público recebeu informações sobre ações e programas do Sistema FAEP e orientações sobre cursos de formação profissional rural realizados pelo SENAR-PR. No sábado, 7, a Associação de Ovinocultores de Campo Mourão (Ovinocamp) realizou em parceria com FAEP, SENAR-PR, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) e Emater, uma palestra sobre criação e manejo de ovinos com o especialista Gastão Cordeiro.