Programa e Concurso Agrinho são
apresentados em Jundiaí do Sul

Vinte professores de educação infantil e ensino fundamental das Escolas Municipais de Jundiaí do Sul, norte pioneiro, participaram, na segunda-feira, de um evento sobre o Programa Agrinho. A palestrante Raquel Nader Rezende, explicou aos professores como funciona o Programa Agrinho e o Concurso 2007. A palestrante esclareceu que este ano o concurso segue a nova coleção de livros didáticos do Programa, em coerência com o tema, “Saber e atuar para melhorar o mundo”. Escolas de educação infantil, educação especial e ensino fundamental das redes pública e privada participam do Concurso.

O encontro também serviu para esclarecer a nova estrutura de divisão por séries e não mais por temas. Para a diretora da Escola Municipal Mercedes Sachi Conde, Enice Mariano Conde, a palestra ajuda os professores principalmente a explorar melhor o material distribuído pelo Programa. Na avaliação da diretora da Escola Municipal Vilma Vieira Pereira Marques, Gisleine Petrocelli Gabriel da Silva, o Programa vem evoluindo ano a ano e o novo modelo de concurso permite que professores e alunos trabalhem os temas com maior flexibilidade: “As escolas vão trabalhar de imediato. Com a palestra os professores já sabem como trabalhar com os materiais recebidos”.

O Programa - Programa Agrinho, teve seu início em 1996. A partir daí foi desenvolvida a proposta pedagógica baseada nos “temas transversais” e o primeiro material para alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, e também se priorizou a temática ambiental em decorrência da necessidade de responder o problema pontual de extrema gravidade no meio rural. Em 1998 houve uma nova modificação quando o governo estadual iniciou a implantação do processo de nuclearização das escolas, fator determinante para que o Programa Agrinho passasse a trabalhar com crianças e jovens do meio urbano. Em 2007, o Programa completo 12 anos de trabalhos no Paraná, o material do aluno recebe outra estruturação, passando a ser organizado por série e não mais por temas, e o material dos professores é composto por dois livro.

Boletim Informativo nº 964, semana de 9 a 15 de julho de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar