Tibagi incentiva prática de alternativas
para melhorar renda no campo

    No dia 11 de julho, serão realizados simultaneamente o II Encontro Olerícola de Tibagi e o II Encontro de Alternativas para o Território Caminhos do Tibagi. Os eventos acontecem no Teatro e no Centro de Eventos do município. De acordo com os organizadores, ambos encontros devem reunir cerca de 200 participantes.
      O presidente do Sindicato Rural de Tibagi, Ivo Carlos Arnt Filho, disse que o encontro de olericultura visa estimular a produção de frutas e hortaliças como alternativa de renda para pequenas e médias propriedades rurais. “No ano passado, demos enfoque às culturas do morango, amora e melancia.         Este ano, estamos enfocando a viticultura, a olericultura orgânica e o pêssego”, disse.
      Quanto ao evento sobre alternativas de produção para o município, Arnt Filho informou que o objetivo é incentivar o desenvolvimento de culturas usadas na obtenção de biodiesel. “Em nosso município, será instalada uma grande fábrica de biodiesel, próximo a uma região onde se concentra o maior número de pequenas e médias propriedades”, explicou.
      De acordo com a programação, pela manhã, serão desenvolvidas palestras sobre olericultura (produção de hortaliças) orgânica, viticultura (produção de uvas) e cultivo de pêssego. À tarde, serão demonstradas práticas de plantio direto na pequena propriedade, rotação de culturas, tecnologia de aplicação de agrotóxicos e de cultivo de produtos usados para obter biodiesel.
        Os dois eventos são realizados pela Sistema FAEP, Emater-PR e Prefeitura Municipal de Tibagi. Maiores informações pelo (42) 3275-1204. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo site:
sindruraltbg@hotmail.com

Boletim Informativo nº 963, semana de 2 a 8 de julho de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar