Pratos à base de peixe:
mais variedade e saúde à mesa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), por meio do Sindicato Rural de Toledo, ofereceu às produtoras rurais da Linha Real Santo Antônio o curso de preparo e conserva de pescados. O resultado provou a versatilidade da carne. Na ocasião, cerca de 12 pratos foram elaborados, entre eles, a moqueca, a lasanha, o pirão, o quibe, a carpa assada, madalena, salpicão, o medalhão e ainda o sashimi (peixe cru). O objetivo do curso é mostrar a maneira correta de preparo e conservação do peixe, demonstrando ainda sua versatilidade à mesa.

Entre os participantes do curso, um


Participantes do curso

homem, Paulo Marafon, que afirma que se sentiu motivado depois de ler no Boletim Informativo


Prato na mostra no final do curso

sobre o conteúdo do curso. "Me senti atraído principalmente pela questão do abate do peixe. Li que existe uma maneira adequada e decidi buscar este conhecimento. Fiquei muito satisfeito", diz.

O curso prevê que a partir das aulas os participantes passem a aproveitar melhor a carne de peixe em seu cardápio diário. Segundo especialistas, a cerne de peixe deve ser consumida, pelo menos, duas vezes por semana. Assim haverá uma diminuição da ingestão de ácidos graxos saturados e o aumento de Ômega 3, vitaminas e minerais.


Boletim Informativo nº 961, semana de 18 a 24 de junho de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR