Sudoeste inicia treinamento
para lideranças sindicais

Desta vez 26 dirigentes sindicais da região sudoeste do Estado vieram a Curitiba para o primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças sindicais. O evento aconteceu nos dias 12 e 13 de junho, no Hotel Nikko. A programação prevê três módulos, com dois dias de duração cada. Os próximos módulos estão agendados para 6/7 de julho e 27/28 de julho.

Este treinamento faz parte de um Programa que a Federação da Agricultura do estado do Paraná (FAEP) vem desenvolvendo desde o início do ano em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) e Serviço 


O presidente Ágide Meneguette conversa com os participantes sobre
a importância do Programa

Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PR) voltado ao desenvolvimento do sistema sindical rural no Paraná. Na primeira etapa foi feito um diagnóstico da situação de cada sindicato que aderiu ao Programa e após o treinamento de liderança, a etapa final prevê a elaboração de planejamento estratégico para os sindicatos com o apoio de consultores, assim como na primeira etapa.



   Na acolhida aos presentes, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, parabenizou os sindicatos pelo investimento que estão fazendo ao aderirem ao Programa: " No final do processo, os maiores beneficiados serão vocês. Quando se trata de aprendizagem, tudo o que fazemos é pouco, porque no mundo de hoje, sobrevive quem estiver melhor preparado". Meneguette lembrou que o Programa é resultado também de solicitação feita por lideranças do sudoeste, elogiando o trabalho que vem sendo realizado na região: "Hoje, graças ao trabalho que vocês fizeram como apoio do SENAR-PR, temos uma região organizada e a segunda 

bacia leiteira do Estado".

O presidente do Sindicato Rural de Francisco Beltrão e Núcleo dos Sindicatos Rurais do Sudoeste do Paraná (Assinepar), Aryzone Mendes de Araújo, refere-se ao treinamento de lideranças sindicais como continuidade ao Programa Empreendedor Rural de fundamental importância para os dirigentes sindicais: "Digo com a experiência que tenho que este tipo de treinamento transforma as pessoas. Essas ações têm que continuar porque estão revolucionando o campo e a mentalidade das pessoas". Para Gema Oro Sulzbach, do Sindicato Rural de Matelândia acredita que renovação e busca de conhecimento são ingredientes essenciais para o fortalecimento do setor: "Temos que preparar novas lideranças para assumir os sindicatos, que são a base do sistema e o produtor precisa desse apoio".


Boletim Informativo nº 961, semana de 18 a 24 de junho de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR