Curso sobre secagem e colheita de
café em Santo Antônio da Platina

O Grupo Gestor do projeto "Cafés Especiais do Norte Pioneiro" participou do curso "Processamento de secagem e colheita", realizado na Fazenda Santa Amélia, no Centro Experimental de Café José Ferroni. Promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o curso foi realizado nos dias 4, 5,12 e 19 de maio.

O curso do Senar foca na qualidade do café e mostra detalhes que o produtor precisa conhecer para obtenção de um produto de qualidade, proporcionando condições de participação em concursos como os realizados pela ABIC. "Muito da qualidade do café se perde no momento 

da secagem", disse Juliana Franco Medeiros Coutinho, cafeicultora e membro do Grupo Gestor.

No curso, realizado nos dias 4 e 12, foi demonstrado como fazer a colheita de forma correta, no momento em que a planta apresentar o maior número de café maduros e menos de 10% de frutos verdes. Nos dias 5 e 19 os produtores tiveram noções sobre o processo de secagem, que deve ser feito criteriosamente, para evitar prejuízo ao cafeicultor. Para Juliana Coutinho o curso foi muito interessante, pois "apesar de estar na atividade há vários anos, pude perceber que muitos dos procedimentos que adotávamos estavam incorretos", admitiu a cafeicultora. "Explicaram tudo que queríamos saber, e recebemos ainda um livro, doado pelo Senar, com todas as informações necessárias. Eu recomendo que outros cafeicultores solicitem ao seu Sindicato a realização de outros cursos nos municípios", finalizou Juliana.


Boletim Informativo nº 960, semana de 11 a 17 de junho de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR