Região dos Campos Gerais treina
seus líderes sindicais em Curitiba

Um grupo de 28 dirigentes sindicais da região dos Campos Gerais participou na semana passada (06/06), em Curitiba, do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Sindicais promovido pela FAEP/SENAR em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PR). O treinamento faz parte de um projeto mais abrangente, de desenvovimento sindical, que envolve o diagnóstico da situação em cada Sindicato Rural, a qualificação de seus líderes e a elaboração de um planejamento estratégico.

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, sublinhou o desafio que se


O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, sublinhou o desafio que
se coloca para o sistema sindical rural

coloca para o sistema sindical rural. "Precisamos estar preparados para assumir papel de liderança em nossas regiões, quer economicamente, tecnicamente ou politicamente. Se não fizermos este trabalho, outros vão fazer".



   O momento do País é particularmente importante para os rumos do setor agropecuário. O governo quer fazer as reformas trabalhista e sindical. Na trabalhista, pretende não mexer nos direitos dos trabalhadores. Na reforma sindical a idéia é concentrar o poder nas centrais sindicais, que poderão fazer em Brasília acordos coletivos válidos para cada município, acabando com as convenções decididas pelas lideranças locais.

Em Brasília, é consenso que o governo já decidiu mudar os índices de produtividade da terra e vai agir no

momento que achar oportuno. Se os produtores não concordam com essa mudança, diz Meneguette, a saída será lutar no Congresso Nacional, mobilizando os parlamentares. "Vejam como é importante a atuação em nossos municípios, a nossa organização. Quantos de vocês têm um deputado federal comprometido com o setor?", pergunta Meneguette, para concluir que "ou nos preparamos para enfrentar os desafios, ou vamos encarar um rolo compressor".

Quanto à profissionalização do produtor, Meneguette disse que, apesar da crise agrícola, o setor já colhe os benefícios da intensificação dos treinamentos da FAEP/SENAR nos últimos anos. "Há pouco tempo encontrei um pequeno produtor da região de Laranjeiras que tinha cinco vacas e pensava em vender a propriedade. Ele fez o curso Empreendedor Rural e hoje está com 52 vacas tirando leite, gerando sobrevivência para ele e a família". "É importante ter conhecimento daquilo que a gente faz no dia a dia. No século 21, não dá mais para acreditar que o "papai noel" governo vai resolver o nosso problema".


Boletim Informativo nº 960, semana de 11 a 17 de junho de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR