Agrinho investe na formação
continuada de professores

Nova coleção de material do Programa valoriza a
formação de professores e alunos pesquisadores

Na primeira quinzena de junho, professores e alunos do ensino funda- mental, educação infantil e educação es- pecial recebem novos livros do Programa Agrinho. Serão distribuídos cerca de 1,6 milhão de livros didáticos para as crianças e 80 mil de cada um dos dois volumes dirigidos aos professores. Antes restrito à rede pública de ensino, o Agrinho passa a atender também algumas instituições da rede particular que manifestaram inte- resse em participar do Programa.

Os nove materiais para alunos atendem à ampliação do ensino fundamental, que determina a ampliação para nove anos do Ensino Fundamental, tornando obrigatória a matrícula para crianças a partir dos 6 anos.


A aluna Natamy, da Escola Municipal Eráclito Fontoura Sobral Pinto, confere novo material do Agrinho

O material também vem acrescido de novos temas, completando a abordagem dos temas transversais estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) : Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação sexual, Pluralidade cultural e temas locais. Além disso, os livros passam a ser organizados por série e não mais por temas.

A coordenadora pedagógica do Programa Agrinho, Patrícia Lupion Torres, explica que toda essa mudança a um processo de melhoria contínua iniciado pelo SENAR-PR em 2006. "Quando o Agrinho completou 10 anos, buscamos realizar uma ampla avaliação do Programa. Foram feitas entrevistas com professores e alunos. Em uma segunda etapa foram ouvidos diretores de escolas, documentadores municipais, secretários municipais de educação, educadores e especialistas que acompanham o Programa desde sua implantação. Tivemos a consultoria do jornalista e especialista em educação, Gilberto Dimenstein", lembra Torres e acresecenta: "A somatória de todas essas ações, dentro da visão de melhoria contínua do SENAR-PR, resultou na mudança que a nova coleção do Agrinho representa".

Como o próprio material enfatiza, o Agrinho, que este ano completa 11 anos de existência, é um programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, que vai a campo com o apoio e parceria do governo do estado do Paraná, por meio das secretarias de Agricultura e Abas- tecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Justiça e Cidadania, prefeituras municipais, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Ministério Pú- blico do Trabalho, Ministério público do Pa- raná, Previdência Social, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e Dow Agrosciences.

Formação continuada – Os professores receberão dois livros com reflexões teórico-práticas: "Alguns fios para entretecer o pensar e o agir", com orientações gerais referentes a todos os temas do Programa, e "Algumas vias para entretecer o pensar e o agir", que contempla algumas propostas metodológicas inovadoras, que visam contribuir com a formação continuada dos professores.

Na avaliação da pedagoga Marilda Behrens, o novo material requer parti- cipação mais efetiva do aluno nas atividades: "Saímos de uma metodologia de reprodução do conhecimento para a produção do conhecimento". Behrens avalia o professor como peça fundamental neste processo: "Ele vai aliar a expe- riência significante que ele tem como profissional com metodologias que envol- vam mais os alunos".

Cleverson Andreoli, um dos especia- listas que acompanham o Programa Agrinho desde o início, define-o como um dos programas mais importantes de educação ambiental do Paraná. "Tem algumas características especiais.

A abrangência, a abordagem dos temas, a valorização da figura do pro- fessor do ensino fundamental e a forma de mobilização do público em forma de concurso (concurso anual premia os melhores trabalhos) que estimula a ação integrada das escolas em intervenções específicas no meio, fazendo com que a criança se forme um cidadão. Enfim, os projetos estimulados pelo Agrinho ultrapassam os muros da escola", conclui Andreoli.


Boletim Informativo nº 959, semana de 04 a 10 de junho de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR