Agrinho
investe na formação Nova
coleção de material do Programa valoriza a |
|||
Na primeira quinzena de junho, professores e alunos do ensino funda- mental, educação infantil e educação es- pecial recebem novos livros do Programa Agrinho. Serão distribuídos cerca de 1,6 milhão de livros didáticos para as crianças e 80 mil de cada um dos dois volumes dirigidos aos professores. Antes restrito à rede pública de ensino, o Agrinho passa a atender também algumas instituições da rede particular que manifestaram inte- resse em participar do Programa. Os nove materiais para alunos atendem à ampliação do ensino fundamental, que determina a ampliação para nove anos do Ensino Fundamental, tornando obrigatória a matrícula para crianças a partir dos 6 anos. |
A aluna Natamy, da Escola Municipal Eráclito Fontoura Sobral Pinto, confere novo material do Agrinho |
||
O material também vem acrescido de novos temas, completando a abordagem dos temas transversais estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) : Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação sexual, Pluralidade cultural e temas locais. Além disso, os livros passam a ser organizados por série e não mais por temas. A coordenadora pedagógica do Programa Agrinho, Patrícia Lupion Torres, explica que toda essa mudança a um processo de melhoria contínua iniciado pelo SENAR-PR em 2006. "Quando o Agrinho completou 10 anos, buscamos realizar uma ampla avaliação do Programa. Foram feitas entrevistas com professores e alunos. Em uma segunda etapa foram ouvidos diretores de escolas, documentadores municipais, secretários municipais de educação, educadores e especialistas que acompanham o Programa desde sua implantação. Tivemos a consultoria do jornalista e especialista em educação, Gilberto Dimenstein", lembra Torres e acresecenta: "A somatória de todas essas ações, dentro da visão de melhoria contínua do SENAR-PR, resultou na mudança que a nova coleção do Agrinho representa". |
|||
|
|||
Formação continuada – Os professores receberão dois livros com reflexões teórico-práticas: "Alguns fios para entretecer o pensar e o agir", com orientações gerais referentes a todos os temas do Programa, e "Algumas vias para entretecer o pensar e o agir", que contempla algumas propostas metodológicas inovadoras, que visam contribuir com a formação continuada dos professores. |
|||
|
|
|
Boletim Informativo nº 959,
semana de 04 a 10 de junho de 2007 |
VOLTAR |