Lideranças políticas e do setor agropecuário do Paraná participaram no dia 30 de maio, no Mercado Municipal de Curitiba, da abertura oficial da Avenida do Leite. Pelo segundo ano consecutivo, o evento firmou-se como vitrine do potencial da cadeia produtiva do leite do estado, bem como, das novidades que o segmento oferece aos consumidores do produto e de seus derivados.
Durante a abertura, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Ágide Meneguette, destacou a iniciativa e a decisão dos parceiros em realizar a segunda edição do evento. “Confirma a importância de que ninguém repete o que não deu certo”, disse. Segundo ele, a Avenida do Leite é um exemplo que pode ser repetido no Brasil e fora do País, já que desperta e solidifica o hábito de consumir o alimento.
Para Menguette, além do aspecto comercial, a iniciativa aproxima
produtores e consumidores e, com fim didático, apresenta aos
participantes todos os elos da cadeia produtiva do leite.
Quanto ao potencial do segmento, o presidente da FAEP ressaltou a
produção nacional e estadual de leite. “O Brasil e
o Paraná produzem muito leite. Mas, têm capacidade para
duplicar e triplicar essa produção”, afirmou.
Participaram do Avenida do Leite deste ano, as empresas Batavo,
Frimesa, Lacto Bom, Líder e Latco. Ao referir-se à
importância da participação da indústria no
evento, Meneguette lembrou que o marketing é
imprescindível para promover o consumo do produto. “Essas
empresas trazem um leque de opções. São os
produtos paranaenses competindo em igualdade com produtos de outros
estados e de fora do País”, comentou.
Quanto à participação da FAEP e do Serviço
Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) no evento, Meneguette foi
categórico. “Temos consciência de que estamos
prestando um grande serviço aos produtores de leite do
Paraná”, concluiu.
A Avenida do Leite aconteceu de 29 de maio a 3 de junho. Foi realizada
por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Curitiba, a FAEP,
SENAR-PR e o Sindicato da Indústria de Laticínios e
Produtos Derivados do Paraná (Sindileite).
Consumo - Na abertura do evento, o prefeito municipal de Curitiba, Beto
Richa, justificou a importância de realizar a Avenida do Leite na
capita do estado. “Na Região Metropolitana, temos
três milhões de consumidores”, disse. Para ele, o
evento é mais um que fortalece, através de parceiras, a
indústria e o agronegócio do estado. “Estamos
privilegiando as cooperativas do Paraná. Ajudamos a colocar nas
mesas de Curitiba produtos do interior do estado. Estamos aqui para
fortalecer, valorizar e colocar à disposição
produtos da melhor qualidade”, afirmou.
O secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara,
lembrou que Curitiba tem entre 35% e 45% da capacidade de consumo do
estado. “Além disso, é a capital do principal
estado agropecuário do País. Por isso, apoiamos toda
atividade que contribui para o agronegócio”, disse.
Social - O presidente do Sindileite, Wilson Thiesen, destacou a
consciência que a indústria e os produtores de leite
têm de sua responsabilidade social. “As cooperativas e as
empresas têm feito muito. As ações extrapolam a
questão social. Temos responsabilidade em relação
ao meio ambiente e quanto à qualidade dos nossos
produtos”, comentou. Thiesen ainda acrescentou que o leite,
enquanto alimento, é essencial na formação das
futuras gerações. “E o Paraná destaca-se
pela qualidade do seu produto. Temos o melhor leite produzido no
País”, afirmou