Jovens Agricultores Aprendizes
falam sobre o programa em Arapoti

Participantes do Programa Jovem Agricultor Aprendiz marcaram presença na posse do novo presidente do Sindicato Rural de Arapoti, Dirceu Osmarini, no dia 19 de abril. Durante a cerimônia alguns deles deram depoimentos sobre o curso e experiências vivenciadas até o momento. Para o aluno Loir Gomes dos Santos, "se todos os jovens tivessem a oportunidade de participar deste Programa, eles enxergariam o meio rural de uma maneira diferente". A participante Daniele Martins de Almeida lembrou: "Antes de entrarmos no curso achávamos que administrar uma propriedade rural era simples, mas agora sabemos que para administrar uma propriedade é necessário capacitação, planejamento, pessoas qualificadas


Turma do JAA do Colégio Estadual Cerrado das Cinzas

para os cargos a serem exercidos e uma ótima administração. E é aqui que o Jovem Agricultor Aprendiz entra nos qualificando."



Turma do JAA no Sindicato Rural de Arapoti


   O novo presidente do sindicato ouviu atentamente os relatos dos participantes e acredita que o Programa é peça chave não apenas para a fixação do jovem no campo, mas também como ponto de partida para programas como o Empreendedor Rural: "É um Programa de fundamental importância. Os jovens estão interessados e empenhados, buscando informações e conhecimento. O Programa mostra que a pequena propriedade é economicamente viável e é neste contexto que a maioria das propriedades está inserida", observou Osmarini.

O aluno Geferson Carlos Ferreira finalizou lembrando que o Programa, já realizado em diversos

municípios do Estado, é uma oportunidade importante de capacitação para o jovem do campo: "Somos privilegiados em poder participar de um curso tão importante como esse."

O Programa Jovem Agricultor Aprendiz teve início em 1º de março, em Arapoti, com a formação de duas turmas: uma no Colégio Estadual Cerrado das Cinzas e outra no Sindicato Rural de Arapoti. Segundo a zootecnista Ana Regina Jaremtchuk, que presta serviços ao SENAR-PR, os participantes vêm demonstrando dedicação, conhecimento e responsabilidade durante os encontros. O JAA é dirigido a jovens de origem rural na faixa entre 14 e 18 anos e tem por objetivo trabalhar aspectos vocacionais relacionados às atividades agropecuárias.


Boletim Informativo nº 956, semana 14 a 20 de maio de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR