Festival
da Tilápia reúne negócios |
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O evento, que teve como objetivo aproximar os diferentes elos da cadeia produtiva do peixe, fez parte da programação do Festival da Tilápia, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) e Senac-PR |
Empresários interessados na comercialização de tilápia participaram no dia 09 de maio na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-Pr), em Curitiba, da Rodada de Negócios voltada para o segmento. O evento, que teve como objetivo aproximar os diferentes elos da cadeia produtiva do peixe, fez parte da programação do Festival da Tilápia, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) e Senac-Pr no período de 07 a 13 de maio. O superintendente do SENAR-PR, Ronei Volpi, enfatizou a iniciativa e a criatividade do Sistema FAEP e do Senac-Pr em promover a Rodada de Negócios. "É a primeira vez que um evento, na cadeia produtiva da tilápia, procura aliar a gastrono- |
mia com a realização de negócios. Na ocasião, potenciais compradores do peixe, como hotéis, restaurantes, peixarias e cozinhas industriais, tiveram a possibilidade de se encontrar com fornecedores de tilápias, como produtores, associações e frigorífico, com o objetivo de alavancar a comercialização de um peixe que, embora nobre, ainda é muito pouco conhecido", disse. |
Durante a Rodada de Negócios, fornecedores e compradores de tilápia tiveram a oportunidade de discutir questões relacionadas aos diferentes elos da cadeia produtiva do peixe. |
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Para o proprietário do Frigorífico Pescados Sereia Ltda, Darci José Backes, o evento permitiu novos contatos para difundir a tilápia no Paraná. Ele ressaltou que, apesar da posição do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), estudos de universidades apontam que a piscicultura não polui. Ele também disse que alguns frigoríficos compram tilápia com baixa qualidade de pescadores nas barragens do Rio Tietê, em São Paulo. "Esses peixes acabam sendo comercializados aqui no Paraná. Os frigoríficos pagam bem menos por essas tilápias e vendem o produto por um preço abaixo do mercado. O que prejudica quem trabalha com produto de qualidade", denunciou. Segundo Backes, o quilo de tilápia varia de R$10,50 a R$ 11,00. O valor pago ao produtor é de R$ 2,20 pelo quilo do peixe vivo. "O frigorífico precisa de três quilos para fazer um de filé. E tem gente pagando R$ 0,80 ao pescador pelo quilo do produto, vendendo o filé por R$ 4,00 a R$ 5,00, bem abaixo do preço de mercado", criticou. Consumo - O Festival da Tilápia permitiu que os consumidores conhecessem mais sobre o alimento e provassem diferentes pratos feitos à base do peixe. Durante o evento, o superintende do SENAR-PR destacou as qualidades da tilápia. "Ela é saudável não apenas por ser peixe, mas também por ser produzida corretamente, de acordo com normas sanitárias e ambientais", disse. Ele ainda informou que o Festival deverá ser ampliado e repetido no próximo ano. Outras edições do evento deverão ser realizados no interior do estado. |
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dos mais sofisticados pratos. Dizem até que o sushi de tilápia é o melhor", comentou. Até conhecer o Festival, o professor Francisco Carmo Cascarro consumia tilápia de vez em quando e apenas como aperitivo. "Agora, conhecendo toda essas opções de como prepará-la, com certeza, vou procurar tilápia nos mercados e consumir mais esse peixe", disse. O empresário Marcos Melo também aprovou a diversidade de pratos feitos à base do peixe. "Já comi tilápia em outras ocasiões. Mas nunca tanta variedade e com esse preparo. Não consegui comer tudo o que queria. Vou precisar voltar", concluiu. |
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Boletim Informativo nº 956,
semana 14 a 20 de maio de 2007 |
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