Senar-Paraná revê normas
da certificação ISO 9001: 2000

Funcionários da sede administrativa o SENAR-PR e regionais próximas de Curitiba participaram de uma palestra de revisão de normas e conceitos referentes ao Sistema de Gestão de qualidade adotado pela instituição. Em 2003, o SENAR-PR foi certificado com a ISO 9001:2000 e em 2006, recebeu a “recertificação”. “Nós costumamos dizer que os três primeiros anos de certificação são para fazer o Sistema de Gestão funcionar, depois busca-se melhorias”, disse o consultor na área de gestão empresarial, Osvaldo Rivaroli.

De acordo com o consultor, chega um momento após a certificação em que os envolvidos passam a questionar o caminho a ser seguido, bem como a participação de cada um no processo de melhoria contínua, momento em que uma reciclagem é bastante bem-vinda: “As pessoas querem saber o que pode ser feito para melhorar e como pode ser feito?”.

O superintendente do SENAR-PR, Ronei Volpi, lembrou que esse treinamento já foi realizado nos Centros de Treinamento Agropecuário - CTAs de Ibiporã e Assis Chateaubriand, como uma oportunidade de integrar todos os colaboradores do SENAR-PR na manutenção e melhoria da qualidade dos processos adotados pela instituição.

Atualmente cerca de 5.600 empresas do Brasil possuem certificado da ISO 9001:2000, em um mercado potencial para 30 mil empresas certificadas. O Paraná é o terceiro estado brasileiro em número de certificações, só perdendo para São Paulo e Rio de Janeiro.

Boletim Informativo nº 954, semana de 30 de abril a 6 de maio de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar