Duas semanas após o primeiro módulo da fase de formação de lideranças prevista no Programa de Desenvolvimento Sindical, dirigentes sindicais das regionais Oeste e Entre Rios voltaram a Curitiba, nos dias 26 e 27 de abril, para dar continuidade aos trabalhos. A abertura do evento contou com a presença do diretor-financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia (foto).
O Programa é resultado de parceria entre a Federação da Agricultura do estado do Paraná (FAEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PR) e compreende três etapas: diagnóstico do sindicato, treinamento em liderança para presidentes e diretores, e desenvolvimento de planejamento estratégico. Para tanto, os sindicatos que aderiram ao Programa vão contar com o apoio de consultoria individual na primeira e terceira etapas do Programa. O segundo encontro presencial foi dedicado à discussão dos temas ‘A dimensão das pessoas’ e ‘A dimensão da estratégia’. “Nesta etapa é colocado que o papel do líder é o de condutor de um processo e que, como tal, o dirigente tem de fazer com que as pessoas pensem e ajam junto com ele”, explica o consultor do Programa, Onildo Benvenho. Em relação ao planejamento estratégico, foram abordadas as etapas para sua implantação, embasando o trabalho que será iniciado no retorno aos sindicatos.
O Programa de Desenvolvimento Sindical, em execução sob a parceria da FAEP, SENAR-PR e SEBRAE está cumprindo seu cronograma. As etapas de diagnóstico do sindicato, aperfeiçoamento de lideranças sindicais e planejamento estratégico, vêm envolvendo diversos sindicatos rurais cujo interesse e receptividade ao Programa são elogiáveis. No dia 19 de abril, o presidente do Sindicato Rural de Nova Aurora, Itacir Braun (foto) recebeu das mãos dos consultores Nilson Hanke Camargo, da FAEP e Renato Silveira, do SEBRAE diagnóstico realizado na instituição.
O Sindicato Rural de Guarapuava foi outro que recentemente cumpriu a etapa do diagnóstico dentro do Programa de Desenvolvimento Sindical. Na sexta-feira, 20, os consultores Ronaldo Veronese, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e Neri Munaro, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-PR, apresentaram diagnóstico do Sindicato Rural de Guarapuava à diretoria da entidade. O relatório traz informações nas áreas de planejamento, administração, finanças, relações com clientes e atividades institucionais. “A avaliação reflete uma administração séria, comprometida e com foco no associado”, apontou Veronese. O diagnóstico oferece elementos para a realização de um planejamento estratégico consistente para a entidade previsto na terceira fase do Programa de Desenvolvimento Sindical. A segunda fase do programa será a capacitação em liderança para membros da diretoria, em Curitiba, nos dias 4 e 5 de maio, 25 e 26 de maio, 15 e 16 de junho.