De 7 a 13 de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-PR) promove em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) um Festival Gastronômico que tem a Tilápia como ingrediente principal. Muito mais do que uma chance para aqueles que apreciam bons pratos a base de peixe, o evento envolve aspectos do cultivo, qualificação dos produtores e comercialização do produto.
O objetivo é divulgar o produto, levando ao público informações que possam alavancar a produção e consumo da espécie. Para o técnico do SENAR-PR, Élcio Chagas da Silva, será uma grande oportunidade de contatos comerciais e negócios: “As tecnologias empregadas no sistema de produção, o conhecimento do produto assim como seus benefícios nutricionais serão repassados para os consumidores”, explica.
O Festival da Tilápia acontece no Restaurante-Escola do SENAC-PR, em Curitiba. Nos dias que antecederam a realização do evento, garçons e cozinheiros do restaurante-escola participaram de cursos oferecidos pelo.SENAR-PR que abordaram aspectos do cultivo, comercialização e consumo de peixes. Para o grupo de cozinheiros o treinamento teve carga horária maior e incluiu demonstrações de como reconhecer peixes frescos e deteriorados, filetagem, cortes para sashimi, salga, conservação e receitas que ajudem a incentivar o consumo de peixe.
A piscicultura é uma das atividades contempladas pelos cursos de Formação Profissional rural oferecidos pelo SENAR-PR. Em 2006, foram realizados 41 cursos, com a participação de 499 pessoas no Estado.
Além da gastronomia e exposição de fornecedores e produtores de Tilápia no Paraná, empresários do ramo poderão participar da Rodada de Negócios, que contou com indicações da FAEP, agendada para o dia 9 de maio, com grupos de até 15 empresários.
Empreendedorismo – Um dos participantes da rodada de negócios é o empreendedor rural Luis Henrique Fernandes, de Porecatu. Após participar da etapa de formação de lideranças do Programa Empreendedor Rural, Fernandes se uniu a outros quatro produtores em um projeto que prevê a produção de 140 toneladas / mês de Tilápia em três anos.
O grupo está de olho nos grandes mercados consumidores. Para atingir esta produção será necessária a instalação de 1.200 tanques redes no reservatório da Represa de Capivara, em Alvorada do sul, norte do Estado. Até o mês de junho, 300 tanques estarão instalados e outros 300 estarão em funcionamento até o fim do ano. “O mercado tem um potencial muito grande de crescimento e temos os mercados interno e externo como opção”, diz Fernandes que acredita que a Tilápia responde aos principais apelos do consumidor: “Estamos falando de um produto nobre, procurado pela sociedade pelo seu valor nutritivo e que está sendo produzido de forma sustentável”. O produtor se refere à legislação ambiental que limita a 1% da área disponível no reservatório para exploração de atividade aqüícola.