Programa de liderança e gestão
fortalece sistema sindical

‘Liderança e desenvolvimento sustentável’ e ‘A dimensão da instituição’ foram os temas que abriram uma série de três encontros presenciais com diretores e presidentes de sindicatos rurais que aderiram ao Programa de Desenvolvimento de Lideranças Sindicais proposto pela parceria entre Federação da Agricultura do estado do Paraná (FAEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PR). Os primeiros grupos, que estiveram em Curitiba nos dias 13 e 14 de abril, são das regionais Oeste e Entre-Rios. O trabalho se repetirá com outros oito grupos formados por representantes de sindicatos de outras regiões do Estado.


Dirigentes sindicais da Regional Entre Rios participam
no encontro do Programa de Desenvolvimeno de
Lideranças Sindicais


   Após a realização de fóruns sindicais regionais no ano passado e traçada uma radiografia dos sindicatos, os encontros presenciais são mais uma etapa de um trabalho de cinco meses que culmina com o desenvolvimento de um projeto aplicativo elaborado de acordo com as necessidades de cada sindicato: "Nossa expectativa é o fortalecimento dos nossos sindicatos rurais. Que com esse treinamento tenham uma melhor gestão e uma melhor visão, não só da construção da entidade sindical, mas também de postura perante a sociedade e os desafios que teremos pela frente", ressalta o diretor-secretário da FAEP, Livaldo Gemin, coordenador do Programa.



Ágide Meneguette conversa com participantes da regional Oeste


   O retorno obtido dos participantes ao longo do evento foi acompanhado de perto por técnicos das três instituições envolvidas com uma avaliação bastante positiva em termos de comprometimento das partes e eliminação de resistências. Eliseu Presa, presidente do Sindicato Rural de São Miguel do Iguaçu, se preocupa com a falta de lideranças no setor: "Temos que melhorar na aproximação entre agricultores e sindicato rural". Ele acredita que o Programa será bastante útil nesse sentido: "Contamos com grupos grandes que irão multiplicar isso no campo". Para Silvanir Rosset, presidente do sindicato Rural de Guaíra, o Programa representa

uma proposta de transformação no sistema sindical: "Mostra o que o sindicato rural é capaz de fazer, dentro de uma nova visão de administração e condução dessas entidades".


   A etapa anterior aconteceu no mês de março, quando consultores da FAEP, SENAR-PR e SEBRAE percorreram os sindicatos fazendo um diagnóstico de suas necessidades tanto no que se refere a aspectos de planejamento empresarial quanto institucional. O resultado foi apresentado às diretorias que, com esses dados em mãos, vieram participam do primeiro da série de três encontros presenciais, imersões com dois dias de duração cada, que abordam o aspecto da liderança na esfera institucional, na sociedade e pessoal (o líder perante ele mesmo). "Depois disso vem a terceira fase que é a do planejamento estratégico, que novamente


contará com consultoria individual para cada sindicato", explica Onildo Benvenho, consultor do programa de Desenvolvimento Sindical. "A expectativa é muito boa", diz Juraci de Souza Ferreira, presidente do sindicato Rural de Icaraíma, que observa que as lideranças sindicais, apesar de impulsionar a qualificação de produtores rurais, às vezes carecem de preparação: "A gente sabe onde quer chegar, mas muitas vezes não encontra os meios para isso. Não tenho dúvidas de que vamos ganhar muito nesse processo".



   Em sua passagem pelo evento, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette agradeceu os dirigentes sindicais pela coragem que tiveram em abrir as portas das instituições, permitir o levantamento de falhas e se comprometer a trabalhar para corrigi-las: "Não podemos ficar de braços cruzados esperando que alguém resolva os nosso problemas. E vocês estão aqui procurando conhecimentos para alavancar o trabalho dos sindicatos rurais".

Experiência semelhante ao Programa de Desenvolvimento de Lideranças Sindicais já foi realizada para os setores do comércio e empresarial,

mas pela primeira vez se desenvolve algo voltado para o setor rural. Os encontros presenciais seguem até setembro com a participação de dirigentes sindicais de todo o Estado.


Boletim Informativo nº 953, semana 23 a 29 de abril de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR