FAEP contribui para aprovar conselho
da Área de Proteção Ambiental

O evento realizado na Câmara Municipal de Naviraí (MS)
reuniu cerca de 500 participantes, entre representantes da FAEP,
de sindicatos rurais, de organizações não-governamentais


Participantes decidem por unanimidade pela formação de
conselho deliberativo e único

A posição defendida pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) de formar um conselho deliberativo e único da Área de Proteção Ambiental (APA) das ilhas e várzeas do Rio Paraná foi aprovada, por unanimidade, durante a reunião realizada em Naviraí dia 18, no Mato Grosso do Sul, para definir a formação do conselho gestor da APA.

A composição do novo conselho da APA será paritária. Ou seja, será formado por 54 membros. Metade deles será composta de representantes do governo. Outros 27 membros serão da sociedade civil organizada.


   Numa próxima reunião, os diferentes setores indicarão os nomes dos futuros conselheiros. A aprovação de um único conselho contraria a idéia defendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que queria dois conselhos.


   O evento, que foi realizado na Câmara Municipal de Naviraí (MS), reuniu cerca de 500 participantes, entre representantes da FAEP, de sindicatos rurais, de organizações não-governamentais (ONGs) ligadas ao meio ambiente, lideranças de entidades de pescadores e prefeitos dos municípios situados na área de proteção ambiental.

Com a iniciativa aprovada pelos participantes da reunião, os 25 municípios do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, abrangidos pela APA, serão representados por um único conselho, que terá


competência para exercer funções deliberativas de interesse da APA.

No Paraná, os municípios que fazem parte da APA são Terra Roxa, Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso, Icaraíma, Ivaté, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena, Nova Londrina e Diamante do Norte. No Mato Grosso do Sul, a APA reúne 10 municípios, como Bataiporã, Nova Andradina, Taquarussu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Jateí, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo. O município paulista de Rosana também faz parte de Área de Proteção Ambiental das ilhas e várzeas do Rio Paraná, que engloba cerca de 1 milhão de hectares.


Boletim Informativo nº 953, semana 23 a 29 de abril de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR