Até o mês de julho acontece uma série de palestras nos municípios da Bacia do Rio Tibagi para informar os produtores rurais sobre o novo sistema de gestão dos recursos hídricos. Uma primeira rodada de encontros, promovidos pela FAEP, aconteceu na semana passada e envolveu 300 produtores mobilizados pelos sindicatos rurais de Arapongas, Rolândia, Cambé, Uraí e Cornélio Procópio.
“Essas reuniões são muito importantes para esclarecer para os produtores como será a gestão dos recursos hídricos, o plano de bacias, a formação de comitês, a cobrança pelo uso da água e a outorga de direito de uso da água”, diz o agrônomo Silvio Krinski, da FAEP. A água para uso na agricultura está isenta de taxação. Para outras atividades, a cobrança será estabelecida pelo comitê da bacia, que tem representantes do Governo estadual, usuários e comunidade. Participaram dos encontros com produtores Wager Kreling, coordenador da Agência da Bacia do Rio Tibagi, Alex Severo Alves e Eduardo Fritezen, técnicos da Agência da Bacia do Rio Tibagi.
Os próximos encontros com produtores rurais acontecem dia 24 de abril, em Telêmaco Borba e Tibagi; dia 25/04, em Piraí do Sul e Castro e dia 26/04, em Carambeí e Ponta Grossa. A coordenação dos encontros será do agrônomo da FAEP Luiz Anselmo Tourinho. Contatos com ele pelo telefone (41) 2169-7988.
Aconteceu no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) de Assis Chateaubriand, entre os dias 27 e 29 de março, curso para mobilizadores dos Sindicatos Rurais da Regional Entre Rios. O evento reuniu 29 participantes entre mobilizadores e auxiliares de mobilização. O treinamento aborda o trabalho do SENAR, sua missão, objetivos, estratégias e área de atuação, educação e funções do mobilizador. Até a primeira quinzena do mês de junho, cerca de 200 mobilizadores dos sindicatos rurais conveniados ao SENAR-PR participarão de treinamentos de capacitação.