O entrosamento entre Cooperativa Agropecuária Sudoeste Ltda. (COASUL) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) vem permitindo o incremento na promoção de cursos de Formação Profissional e Promoção Social no município. No dia 30 de março, uma reunião entre representantes da COASUL, SENAR-PR, Núcleo Sindical do Sudoeste do Paraná (ASSINEPAR), e sindicatos rurais da região, traçou algumas metas de ações para este ano. Ivo Pólo, vice-presidente da Faep e da Assinepar, ressaltou a importância da parceria entre os sistemas sindical e cooperativista trabalhando de forma integrada. Ângelo Mezzomo, presidente do Sindicato Rural de Coronel Vivida, destacou o fortalecimento da união e qualificação do produtor como ingredientes essenciais para uma agricultura forte.
Os cursos mais demandados pelos técnicos da cooperativa, foram na área de mecanização, manejo integrado de pragas, gestão rural e reflorestamento, além do novo curso do SENAR-PR de avicultura de corte. Jacir Scalvi, vice-presidente da COASUL, lembra que foi a partir dos cursos de regulagem de colheitadeiras que a cooperativa conseguiu bons resultados em termos de baixar custos com a limpeza da soja e do milho, já que os produtos passaram a vir da lavoura mais limpos.
Outro interesse crescente nos 21 municípios onde a cooperativa está presente no sudoeste do estado é pelos cursos de promoção social. Na oportunidade foram explanados os cursos que o SENAR-PR realiza com uma pequena mostra do material de artesanato produzido durante os treinamentos que vêm oferecendo uma opção de renda às famílias de pequenas propriedades. “A assistente social da COASUL vem acompanhando os cursos e registrando resultados bastante positivos. Nas reuniões que organizamos nas comunidades sempre nos solicitam novos treinamentos”, diz Scalvi.