SENAR-PR forma instrutores
e lança curso para avicultores

Biossegurança e acompanhamento do lote em tempo
real são diferenciais de curso de avicultura

Vai a campo nos próximos meses o primeiro curso do SENAR-PR na área de avicultura. A formação de instrutores aconteceu entre 19 e 23 de março em Ponta Grossa para nove candidatos. O material instrucional está sendo concluído e o curso deve estar disponível a partir de junho. O treinamento foi elaborado para orientar o produtor em seu trabalho diário no aviário, demonstrando que pequenas mudanças de atitude podem repercutir em aumento de renda para a família, sempre respeitando questões particulares de cada integradora. "O SENAR não tem a pretensão de ditar normas técnicas de manejo, isso é função da empresa", diz Alexandre Lobo Blanco, técnico do Departamento de

Aprendizagem Rural (DAR), destacando que o ponto chave desse programa de qualificação é justamente a parceria entre SENAR-PR e as empresas do setor.

Com o apoio de técnicos das integradoras foram selecionados os temas abordados no programa de capacitação. O corpo de instrutores foi orientado a manter o foco na aplicação prática dos conteúdos, até porque um dos diferenciais do novo curso é o acompanhamento do desempenho do lote em tempo real. Na prática, as 40 horas de curso acontecerão em cinco etapas distintas de oito horas em que cada fase corresponde a um estágio de desenvolvimento do lote dentro de um período de 33 dias: "Trinta é dois dias é o tempo de alojamento. Começamos o curso um dia antes com a primeira etapa que a fase de pré-alojamento, explica o técnico Valter Antonio da Luz, responsável pela elaboração do material didático e formação de instrutores.



   Nesse primeiro encontro o objetivo é preparar o ambiente ideal para o alojamento dos pintos, desde funcionamento correto dos bebedouros, sistema de aquecimento, cortinas e ração. A segunda etapa é o alojamento, descarregamento do lote e instalação na área de conforto, além de verificação do peso de chegada de pelo menos 1% dos pintos. Os dados serão utilizados como parâmetro do desempenho e ganho de peso dos animais na terceira etapa. Características de peso e uniformidade, de acordo com o solicitado pelo cliente, são também assunto para o quarto encontro, fase de pré-abate. A finalização do curso acontece no dia do abate, com

o quinto e último encontro."A idéia, ao levar os cursos a campo, é escolher uma propriedade entre os integrantes da turma onde as ações acontecerão em tempo real. Os demais participantes aplicam o que viram em seu aviário", complementa da Luz.


   O Paraná lidera a produção de carne de frango no Brasil e é o segundo estado na exportação do produto, segundo dados da SEAB/DERAL. Operam no mercado avícola paranaense 31 empresas, além de produtores independentes.Na opinião de Marcos Augusto da Silva, candidato a instrutor no curso de avicultura, essa área é carente de cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Um dos pontos fracos seria um certo isolamento dos avicultores dentro da estrutura de funcionamento de grandes empresas: "Tem gente que está na área há 15 anos e não inova". Silva aposta também nos ingredientes motivacional e de promoção social inclusos no


treinamento. "O serviço do produtor não será bem executado se ele não estiver bem no ambiente familiar, na comunidade. Precisamos mostrar a importância que ele tem na cadeia produtiva", conclui.



   O ingresso do SENAR-PR na área de avicultura é fruto de um trabalho iniciado em 2004. "O desafio foi simplificar os conteúdos e conceitos de maneira a atender a demanda de todo o estado", comenta Lobo Blanco. O técnico do SENAR-PR lembra que a demanda inicial foi identificada na regional Oeste, precisamente nos municípios de Palotina e Toledo, mas que há também grande interesse das regionais Sudoeste e Campos Gerais no treinamento. A expectativa agora é pela conclusão do material, contando com grande empenho da equipe do SENAR-PR e empresas integradoras na organização dos cronogramas de aulas.


Boletim Informativo nº 951, semana 2 de abril a 8 de abril de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR