Exposição de Londrina
diversifica programação

Com o tema "Todas as culturas, todas as raças", a 47ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (PR)- 15ª Internacional - será realizada de 5 a 15 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, com a meta de atrair um milhão de visitações e perspectivas de negócios em torno de R$ 170 milhões, o que significa um crescimento de 25% em relação a 2006.

Para atingir o objetivo, a organização trabalha com amplo leque de atrações, abrangendo desde o setor do agronegócio até uma feira de pequenos

animais, passando por uma expressiva grade de shows e rodeios, leilões, atrações culturais e esportivas e uma Feira de Produtos Digitais, voltada para as novidades nos setores de telefonia, informática, vídeo, áudio e entretenimento.

Este ano já está confirmada a participação de 12 a 13 mil animais nos dois turnos da feira, entre bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos e suínos. O primeiro turno será de 5 a 9 de abril e o segundo de 10 a 15 de abril. Só de bovinos para julgamentos e leilões serão três mil animais – mil da raça Nelore e dois mil das demais raças zebuínas e européias, divididas pelos dois turnos da exposição. Para o público em geral, será realizada uma Feira de Pequenos Animais, com a participação de cães, aves exóticas, animais silvestres, pássaros, entre outros.

Outra novidade desta edição será a realização do 1º Shopping Rural, que consiste num espaço fixo e permanente – no período da feira – para venda de bovinos de todas as raças que não estejam participando dos leilões, viabilizando assim a realização de negócios. Só de bovinos participam cerca de 25 raças. Um dos pontos fortes da Expô 2007 será a volta de forma significativa das raças européias, viabilizada pela implantação do Programa de Difusão do Cruzamento Industrial, da Sociedade Rural do Paraná, organizadora do evento, iniciado em julho do ano passado.

FAEP participa da Feira

Mais uma vez a pecuária do Paraná mostra sua cara na Feira de Londrina, não só no aspecto zootécnico como também organizacional. Na manhã do dia 11, com o apoio da FAEP, será realizada mesa-redonda onde renomados representantes do setor produtivo, industrial, técnico, de pesquisa, da assistência técnica, do ensino e do governo, discutirão o papel do Conseleite Paraná (representando a iniciativa privada) e do Governo do Estado do Paraná no desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.

Espera-se que ao final do debate e discussões seja elaborado um documento com as conclusões e propostas de ações que auxiliem as diversas instâncias envolvidas com o setor leiteiro no planejamento e tomadas de decisões futuras.

Na manhã do dia 12, também com apoio da FAEP e organização da EMATER, ocorrerá o 12º Encontro Regional do Leite.

Durante todo o período de realização da Exposição, o público irá percorrer a "Avenida do Leite", instalada para mostrar aspectos relevantes da produção, desde a ordenha, passando pela industrialização, comercialização, degustação e oportunidade de compra de produtos das empresas Frimesa, Confepar e Líder que estarão expondo suas linhas de produtos no local.

O objetivo dessa realização, que tem como modelo evento semelhante realizado com sucesso em abril de 2006 no Mercado Municipal de Curitiba, é mostrar ao público em geral as marcas, a qualidade e diversificação dos produtos lácteos paranaenses, visando a conquista e fidelização de consumidores -"Paranaenses comprando do Paraná".

Esta é uma realização conjunta FAEP, SENAR, Sindicato Rural de Londrina, indústrias e empresas participantes .

No dia 12, das 9:00 às 13:00 horas, será realizada na sede do Sindicato Rural de Londrina a reunião da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da FAEP quando se dará continuidade à discussão de temas determinantes para a atividade, como sanidade, capacitação de produtores e comercialização.

A Comissão Técnica é composta por pecuaristas representantes das principais regiões produtoras de gado do estado.

Na tarde do mesmo dia outros dois eventos reunirão os pecuaristas: o 8º Encontro de Pecuária de Corte e o 3º Encontro de Alianças Mercadológicas.

Os produtores de ovinos terão encontro marcado no dia 9 de abril no 2º Seminário de Ovinocultura.


Boletim Informativo nº 951, semana 2 de abril a 8 de abril de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR