SENAR-PR incentiva turismo rural
como alternativa de renda no campo

Apresentar o potencial da região de Cianorte em turismo rural e conscientizar o produtor sobre a importância de se organizar para o avanço desse segmento do agronegócio. Estes foram alguns dos desafios dos organizadores do curso "Turismo Rural com Oportunidade de Negócios", realizado entre os dias 15 e 17 de março no Sindicato Rural de Cianorte. Promovido pelo SENAR-PR, em parceria com o Sindicato e a prefeitura local, o evento reuniu produtores, familiares, técnicos e autoridades da região.

No dia 15 de março, representantes do SENAR-PR,

do Sindicato e da administração pública discutiram a necessidade de incentivar o turismo como fonte de renda para os produtores rurais da região. Segundo o secretário-geral do Sindicato


Rural de Cianorte, Onesíforo Cândido, já existem várias experiências bem-sucedidas de turismo rural na região. "Porém, são fragmentos. A nossa proposta é justamente reunir esses fragmentos para, juntos, unirmos forças e transformarmos a região num centro de atrativos turísticos", disse. Para ele, o curso trouxe motivação aos participantes. "Eles puderam perceber que, com a organização deles em grupos, fica mais fácil obter recursos públicos para o setor que proceder de maneira individual", explicou.

No segundo dia do curso, a proposta de incentivo ao setor foi apresentada e discutida por cerca de 80 pessoas, entre produtores rurais e representantes

das prefeituras da região. Na ocasião, foi criado o Micro-Conselho Regional do Turismo da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios). A iniciativa também visa fortalecer o turismo rural na região.


   A estudante Ozanete Penga, que participou das reuniões, informou que todos os participantes demonstraram interesse em fazer com que o turismo rural. "As autoridades também disseram que estão à disposição para o que for necessário. O turismo está aí. A gente precisa trabalhar para que ele realmente aconteça", disse.

Penga, que mora numa propriedade rural no município de Cianorte, lembrou que o curso superou suas expectativas. "Fui para ficar duas horas no evento. Mas, acabei ficando dois dias. Isso, de tão interessante que foi", comentou. Ela ainda disse que


espera, no futuro, desenvolver um projeto que envolva educação e turismo. "Na chácara onde vivo, pretendo trabalhar com educação infantil e ter alguma coisa voltada à história do município. Aí, entraria turismo rural", ressaltou.



Referência
- No dia 17, os participantes do curso fizeram uma visita técnica ao município de Maripá, na região de Cascavel, reconhecido como laboratório de turismo rural no Paraná.

Para a produtora Mary Uehara, do município de Rondon, as iniciativas de turismo rural em Maripá são referência no que se refere ao tratamento oferecido aos visitantes. "Chamou minha atenção o esforço dos produtores em mostrar, aos turistas, o que eles têm de melhor. O atendimento deles é de primeira. E isso é muito importante no negócio do turismo", afirmou.

O turismo rural de Maripá também se destaca pela variedade de empreendimentos. São restaurantes rurais, produções diferenciadas de orquídeas, pontos de venda de artesanato e outras iniciativas. Essa diversificação é resultado da capacitação e do profissionalismo dos empreendedores rurais, obtidos por meio dos cursos oferecidos pelo SENAR-PR.


Boletim Informativo nº 950, semana 26 de março a 1º de abril de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR