Empreendedora realiza sonho de cultivar rosas

Desde que nasceu, Magali Baroni Arioso vive na propriedade da família, uma área de 12 hectares em Cambará, norte do estado. O cultivo de grãos e o aviário são a base de sustento da família, hoje formada por Magali, o marido Edson, dois filhos e os pais da produtora rural. No ano passado Magali conheceu os cursos do SENAR-PR por meio do Programa Empreendedor Rural, ponto de partida para que Magali concretizasse o sonho de cultivar rosas.

A produção começa discreta. São cem pés de rosas que dividem espaço com soja, milho, trigo e feijão, além de aviário. Mas Magali já tem planos de chegar a 500 pés ainda este ano. Durante o Programa Empreendedor Rural, a turma de Magali teve a oportunidade de conhecer a propriedade de


Na foto Magali (direita) está acompanhada do marido
Edson Arioso, o filho Marcos Vinícius e do
extensionista Cideni Gandra

uma produtora de flores em Uraí, foi quando se sentiu motivada a levar o projeto adiante. Colocou tudo no papel e buscou mais conhecimento na área fazendo os cursos de Floricultura (básico e avançado) oferecidos pelo SENAR-PR, complementando com cursos de Gestão rural e informática básica, também do SENAR-PR.

Magali e Edson se revezam nos cuidados com as roseiras. Magali espera iniciar a comercialização próximo ao "Dia das Mães", em maio. Em seu estudo de marcado a produtora identificou grande interesse das floriculturas locais e se a aceitação do produto for boa, ela amplia a produção. Na visão de Magali, o projeto é uma boa forma de diversificar as atividades na propriedade. Visão esta que a empreendedora afirma ter conseguido com o PER: "O Programa ajuda muito a mostrar o que somos capazes de fazer. Amo mexer com flores e meu sonho é conseguir fazer isso cada vez mais".


Boletim Informativo nº 949, semana 19 a 25 de março de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR