CTAs do Senar-Paraná garantem
capacitação profissional de qualidade

Laboratórios de primeira linha, instrutores capacitados e a possibilidade de uma maior troca de experiências, durante os cursos de longa duração, são algumas das vantagens oferecidas nos Centros de Teinamento Agroprecuário (CTAs) de Assis Chateaubriand e de Ibiporã.

Desde que foram adquiridos da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-Pr), em 08 de fevereiro de 2006, os dois CTAS têm sido freqüentados por produtores, trabalhadores rurais e

familiares, interessados numa melhor capacitação profissional.

De março de 2006 a fevereiro de 2007, foram realizados 53 cursos no CTA de Ibiporã, que atraíram 812 participantes. No mesmo período, o CTA de Assis Chateaubriand promoveu 63 cursos para 810 pessoas. Além de melhor capacitar os produtores, a iniciativa visa uma maior diversificação das propriedades rurais e, conseqüentemente, possibilita agregar mais valor ao que é produzido no campo.

O gerente do Departamento de Aprendizagem Rural do SENAR-PR, José Carlos Gabardo, informou que, conforme a demanda pelos cursos, os CTAs são melhor equipados. "Nossa intenção é, gradativamente, implantar novas unidades didáticas. Estamos nos aperfeiçoando constantemente para que os produtores rurais possam ter acesso a um aprendizado da melhor qualidade dentro dos Centros de Treinamento", disse.

Entre as melhorias já oferecidas nos dois CTAs, está a implantação dos laboratórios de classificação de grãos. Assim, os freqüentadores de ambos os Centros têm acesso a tecnologias de ponta usadas na classificação de produtos como feijão, milho, soja e trigo. Com a iniciativa, as aulas práticas são melhor aproveitadas por aqueles que desejam aprender mais sobre a atividade.

Quanto às inscrições nos cursos, Gabardo lembrou que os interessados podem fazer suas matrículas em um dos mais de 170 sindicatos rurais filiados à FAEP, espalhados pelo Estado. Segundo ele, é importante se inscrever com, pelo menos, uma semana de antecedência. "No momento da matrícula, o produtor ou seu familiar precisa fornecer a cópia do último Imposto Territorial Rural (ITR). No caso de trabalhador rural, é necessário comprovar a sua função. Outra exigência é a idade mínima de 18 anos", comentou.

Interesse - Após ter concluído o curso de apicultura no CTA de Ibiporã, o produtor Sidney Rodrigues da Silva, que mora no município de Apucarana, pretende se aperfeiçoar ainda mais na atividade. "Por isso, espero fazer um outro curso para criação de abelhas no CTA. Da primeira vez, aprendemos coisas muito interessantes sobre a atividade, que jamais passaram pela minha cabeça", afirmou.

A produtora Roseli da Silva, esposa de Sidney, também elogiou a experiência. "Aqui no sítio, a gente nem imaginava o que poderia se fazer com as abelhas. Foi incrível! O pessoal do CTA é muito capacitado, tivemos um tratamento excelente e fizemos novos amigos", lembrou.

Já a produtora rural Zélia de Paula Pedroso, de Assis Chateaubriand, matriculou-se no curso de "Produção Artesanal de Alimentos, que será oferecido em abril. "Tenho muito interesse em aprender mais sobre panificação", disse. Ela informou que já participou de 10 a 15 cursos oferecidos pelo Senar. "Esses cursos são muito importantes para os agricultores e suas famílias. Já fiz cursos em conservas, derivados de leite, turismo rural, jardinagem, defumados e embutidos. Hoje, até vendo o doce de leite que produzo. O que ajuda no orçamento de minha família", concluiu.


Boletim Informativo nº 949, semana 19 a 25 de março de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR