Encontro em Londrina discute
padronização de carne bovina

Dentre os fatores importantes para a boa comercialização, está a garantia que o consumidor quer ter de que irá encontrar sempre a mesma qualidade que encontrou da primeira vez que adquiriu o produto.

No caso da carne bovina, isto não é diferente. Uma grande dificuldade existente atualmente é a falta de padrão de qualidade. Cada vez que o consumidor vai ao mercado ou ao açougue, ele encontra um tipo diferente de produto à disposição. 

Se isto é um problema para o consumidor, tem sido inconscientemente um dificultador para a melhoria de renda para o produtor,  pois a falta de padrão na matéria prima é um dos motivos que leva os frigoríficos a reduzir o preço a ser pago.

Desde 2004, um grupo de entidades formado pela FAEP /SENAR, pela  SEAB, através das vinculadas IAPAR e EMATER, o FUNDEPEC PR e a PUC PR, vem trabalhando com os pecuaristas de corte no sentido de se buscar o fortalecimento do setor produtivo. Os pilares deste trabalho são a qualidade de produto e de processo produtivo, a organização do produtor para ter volume e constância de oferta e a sanidade.

Como o Paraná, no caso da carne bovina, já tem qualidade de produto mas ainda falta um padrão, será realizado em Londrina, no próximo dia 28 de março, uma REUNIÃO TÉCNICA SOBRE PADRONIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA para começarmos a discutir soluções.

Os objetivos desta reunião são:

·    Discutir a importância da padronização da carne bovina visando atender às exigências dos principais mercados consumidores;

·    Examinar as informações e técnicas disponíveis para estabelecer padrões regionais de produção de carne bovina no Paraná;

·    Propor um programa de ações voltado para a padronização da produção da bovinocultura de corte nas diferentes regiões do Estado.

O evento é destinado a pecuaristas integrantes das alianças mercadológicas, técnicos em pecuária das cooperativas agropecuárias, técnicos da assistência técnica oficial e privada, técnicos das sociedades rurais, associações de criadores, professores das disciplinas de bovinos de corte das instituições de ensino do Estado, técnicos do DEAGRO/SEAB e representantes dos frigoríficos. O encontro é promovido pela SEAB/IAPAR/EMATER, FAEP/SENAR-PR, FUNDEPEC-PR, Sindicato Rural de Londrina e PUC-PR. Rubens Niederheitmann, coordenador do Programa de Produção Paranaense de Carnes e Leite à Base de Pasto. A reunião será no Centro de treinamento do IAPAR em Londrina no dia 28 de março, no período das 8:30 horas às 17:00 horas.
Os interessados poderão obter informações e fazer a inscrição pelo telefone (43) 3376 2464 com Karen ou pelo e-mail: cursos_iapar@iapar.br

Programa

8:30 – 9:00h – Abertura (Dr. José Augusto Teixeira de Freitas Picheth / Diretor-Presidente – IAPAR)

9:00 – 10:00 h - A importância da padronização da produção de carne bovina (Rubens E. Niederheitmann EMATER/ FAEP e Felipe Pohl de Souza / PUCPR)

10:00 – 10.15 h – Intervalo para café

10:15 – 12:30 h – Contribuições do IAPAR para a padronização da produção da bovinocultura de corte no Estado do Paraná. Estratégias de utilização de raças e de cruzamentos visando a criação de bovinos de corte no Estado do Paraná (Daniel Perotto / IAPAR) Sistemas de terminação e grupos genéticos na produção de carcaças bovinas de qualidade (José Luiz Moletta / IAPAR).

12:30 – 14:00 h – Intervalo para almoço

14:00 – 16:50 h – Debates para subsidiar a elaboração de um Programa Estadual voltado ao estabelecimento de padrões de produção de carne bovina no Estado do Paraná. Coordenação: Rubens Niederheitmann EMATER/FAEP, Daniel Perotto/IAPAR e Felipe Pohl de Souza/PUC/PR.

16:50 – 17:00 h – Encerramento (Dr. Arnaldo Colozzi Filho / Diretor Técnico-Científico - IAPAR).

Boletim Informativo nº 949, semana 19 a 25 de março de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR