Encontro reúne agricultoras no
"Dia da Mulher" em Contenda



Mulheres do município de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba, comemoraram o "Dia Internacional da Mulher" em um evento que reuniu 400 participantes no Clube Recreativo 1º de Setembro, na quinta-feira, 8. O público, em grande parte formado por produtoras rurais, participou de uma série de atividades culturais e recreativas. A diretora do Departamento de Promoção e Ação Social de Contenda, Claudinéia Boçoen, organizadora do encontro, conta que o Encontro nasceu da solicitação de algumas mulheres da cidade que há 12 anos não realizava um evento desse porte: "Elas cobram porque gostam de participar e se sentem valorizadas, principalmente as agricultoras que passam a maior parte do tempo no campo e tem a oportunidade de passar um dia festivo e informativo". Para o prefeito de Contenda, Hélio Luís Boçoen, é mais do que uma oportunidade de união e integração entre sociedade e poder público: "É um momento de reflexão para elas".


O diretor-secretário da FAEP, Livaldo Gemin compôs a mesa com demais autoridades locais O diretor-secretário da FAEP, Livaldo Gemin compôs a mesa com demais autoridades locais

O evento contou como apoio do Sistema FAEP. O diretor-secretário da FAEP, Livaldo Gemin, lembrou que embora efetiva, a participação feminina no meio rural é ainda muito discreta: "É esse despertar de atitude, de participação e de organização que pretendemos com esses eventos para que a mulher rural apareça de fato como a líder que já é. O coordenador do Departamento Sindical da FAEP, Wesley Borges e o supervisor regional do SENAR-PR, Luis Guilherme Lemes apresentaram às presentes as ações da FAEP e SENAR e estrutura de atendimento às famílias rurais disponível no Paraná.

Em um tom descontraído o palestrante Claudinei Alves resgatou alguns fatos relacionados à data, à conquista de espaço no mercado de trabalho e entre as lideranças políticas: "Elas têm que assumir espaços na política de classe. O município é agrícola e elas são uma grande força. Se quiserem, podem transformar a realidade". A gerente do SICREDI em Contenda, Sonia Regina do Vale, é testemunha da força da mulher rural: "Conheço a realidade de muitas delas. É uma questão de respeito lembrar neste dia a importância que elas têm na convivência social".

Além da homenagem, o Encontro concentra em algumas horas de palestra informações fundamentais sobre auto-estima, saúde, união e direitos da mulher, como a aposentadoria.Na seqüência do evento, as participantes receberam informações relacionadas à saúde da mulher, encerrando com uma palestra sobre Previdência Social. A participante Matilde Boçoen, mesmo grávida de 9 meses, fez questão de comparecer: "A mulher rural trabalha lado a lado com o marido e muitas vezes não se assume como agricultora e mais tarde, quando quer reivindicar seus diretos, não consegue".



Atenta para isso, a agricultora Lucia Surek, 55 anos, comemora hoje direitos que eventos como este a ajudaram a conquistar: "Há 13 anos participei de um evento como este onde me falaram da importãncia de ter nota, guardar documentação e graças a isso na semana passada fiz uma entrevista no INSS para pedir aposentadoria e não faltou um papel. Estava tudo em ordem". Lucia incentivou a participação de outras agricultoras e aconselhou que elas prestassem atenção nas informações repassadas: "Às vezes a gente trabalha tanto que não tem tempo para se informar. Hoje meu nome está ao lado do nome do meu marido na nota do produtor. Mas antes não estava. Mudou porque eu me informei".



União da mulher rural

A FAEP e o SENAR-PR vêm desenvolvendo junto com os Sindicatos Rurais uma série de ações com o intuito de valorizar o papel da mulher não apenas na administração da propriedade rural como também na estrutura do sistema sindical do Paraná. Em 2001, a Federação iniciou um programa de encontros de motivação para incentivar a participação feminina no agronegócio. Com o apoio dos sindicatos rurais, promoveu mais de dez eventos similares ao de Contenda, ultrapassando o número de 12 mil participantes. Já foram realizados encontros em Toledo, Cascavel, Pato Branco, Guarapuava, Ponta Grossa, Tibagi, Cornélio Procópio, Umuarama, Maringá e Campo Mourão, entre outros.

Também percebe-se nos cursos de Formação profissional rural e Promoção social oferecidos pelo SENAR-PR, uma crescente participação feminina. As mulheres já representam 44% do público atendido, demonstrando a força da mulher paranaense no setor rural. Elas compartilham com os maridos a preocupação com a gestão da propriedade e diversificação das atividades para a melhoria da renda familiar. Por este motivo estão à frente de muitos projetos de investimento incentivados pelo Programa Empreendedor Rural. Com isso, o Sistema FAEP vem atendendo às expectativas de ampliar a participação das mulheres na propriedade, promovendo a divisão de responsabilidades no processo de produção, e de incentivar as produtoras a participar mais das atividades sindicais e formar lideranças femininas. 


Boletim Informativo nº 948, semana 12 a 18 de março de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR