Os Centros de Treinamento do SENAR-PR em Assis Chateaubriand e Ibiporã passam a contar com uma sala de classificação de grãos: feijão, milho, soja e trigo. Os participantes dos cursos têm a oportunidade de utilizar equipamentos como: determinadores de umidade (dois tipos), peneiras para a separação das impurezas e matérias estranhas, quarteador para misturar e reduzir a quantidade de amostra que foi coletada, balanças granatárias e digitais para a pesagem do produto e dos defeitos e pinças para a classificação.
Para o trigo é utilizada a balança do peso hectolitro aliado com os resultados das análises de alveografia (força do Glúten) e número de queda ou Falling number ( teor de enzima) que atualmente dão o referencial de preço e utilização do trigo. Todo o treinamento da classificação é baseado nos padrões oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que é também utilizado como referencial pelas empresas que comercializam os produtos no mercado interno e para exportação.
A Instrutora Ivonete Teixeira Rasêra, que presta serviços para o SENAR-PR, frisa a importância destes cursos para os produtores: “eles aprendem a identificar defeitos que podem comprometer a qualidade e principalmente saber as causas da ocorrência e como evitá-los, para não depreciar o produto no momento da comercialização”.
Com a instalação das novas salas, a idéia é promover maior número de eventos nos CTAS, facilitando o trabalho de sindicatos rurais que não têm estrutura para oferecer tais treinamentos. Para 2007 já existe uma agenda de cursos de classificação nos dois CTAs. De acordo com o gerente do DAR, José Carlos Gabardo, se houver demanda, novos cursos podem ser agendados e os interessados deverão solicitá-los iretamente nos CTAs: “Os participantes terão acesso a equipamentos de última geração”.