Produtores e trabalhadores rurais de Mamborê, região central do Estado, reservaram uma semana do mês de janeiro para participar do curso de Administração Rural de 40 horas oferecido pelo SENAR-PR em parceria com o Sindicato Rural local. O curso aconteceu no Centro de Aprendizagem Rural e reuniu 17 participantes. Um dos pontos fortes observados durante o evento foi o empenho e interesse do grupo em aplicar os conhecimentos em suas atividades profissionais. A carga horária foi dividida em atividades teóricas, estudos de casos e práticas de campo. Na atividade de produção avaliou-se os indicadores técnicos e econômicos das empresas, custos de produção e estratégias para tomadas de decisões.
No setor de finanças, destaque para a análise de investimentos e fluxos de caixas. De acordo com Vanderley Oliveira, que presta serviços de instrutoria ao SENAR-PR, a parte do curso dedicada ao setor de comercialização foi um sucesso: “Os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar com computadores com acesso à Internet e visita aos principais sites do agronegócios e bolsas de mercadorias de commodities”.
A programação encerrou com visita a uma propriedade rural onde os participantes testaram conhecimentos na área de planejamento estratégico da empresa, desenvolvendo diagnósticos e planos de melhorias.