Abertas as inscrições para o
Concurso de Cafés Naturais

A BSCA está realizando o Concurso de Cafés Naturais do Brasil - Late Harvest de alta qualidade, adequados ao mercado de cafés especiais

Desde 10 de fevereiro estão abertas as inscrições do 4º Concurso de Cafés Naturais do Brasil – Late Harvest, safra 2006/2007, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês).

Podem participar produtores de café arábica de todo o País, desde que tenham certificadas as boas práticas agrícolas, a conformidade social e a garantia de segurança alimentar. Os vencedores terão o direito de vender seus lotes no leilão internacional exclusivo, via internet, a ser realizado pela entidade ao final do certame. A entidade lembra aos participantes do concurso, que são considerados cafés naturais apenas àqueles secos lentamente ao sol, num processo que permite a migração de açúcares da polpa para o grão, resultando em uma bebida mais encorpada.

Todas as amostras são codificadas e selecionadas em duas etapas: por um júri nacional, integrado por experientes provadores brasileiros, e por um júri internacional, integrado por profissionais de compra de lojas de café e torrefadoras mundiais. Em ambas as fases as provas são cegas e a avaliação é sensorial, ou seja, os jurados provam cada uma das amostras e anotam, em uma escala de zero a 100, notas para propriedades como corpo, sabor, doçura e grau de acidez.

A primeira etapa de seleção, nacional, será realizada de 02 a 06 de abril, pela Comissão Julgadora integrada por classificadores e provadores da BSCA, em local a ser definido. Caberá a este júri selecionar, em função do nível de qualidade dos lotes apresentados, no máximo 20 amostras finalistas. A relação destes lotes será divulgada no dia 7 de abril. Em maio, em data e local a serem definidos, acontece a etapa final, a do Júri Internacional.

A lista completa dos armazéns, maiores informações e o regulamento completo podem ser obtidos na página www.bsca.com.br.

A BSCA está realizando o Concurso de Cafés Naturais do Brasil - Late Harvest de alta qualidade, adequados ao mercado de cafés especiais.

Datas:

* Recebimento de amostras:
10/02/07 a 23/03/07

* Fase Nacional:
02/04/07 a 06/04/07

* Anúncio dos finalistas:
07/04/07

* Coleta das amostras:
09/04/07 a 20/04/07

* Fase Internacional:
Maio/07

* Leilão:
a definir

A participação no concurso será limitada a produtores de café, que possuírem qualquer uma das seguintes certificações do sistema de produção: Certificação BSCA Nível 1 ou Utz Kapeh ou ISO 9000 ou ISO 9001 ou ISO 14000 ou Rain Forest Alliance ou Eurepgap, e os lotes inscritos deverão ter sido produzidos na fazenda inscrita e certificada.

Cada produtor pode inscrever dois lotes de café, com um número mínimo de 21 sacas de 60 kg de café beneficiado e um máximo de 50 sacas, e que esteja livre, desembaraçado e disponível para comercialização. Caso os dois lotes chegem a final, somente o melhor posicionado irá a leilão.

A amostra representativa do lote inscrito no concurso deverá conter 2 quilos de café beneficiado (peneira 16 ou 17 acima), estar embalada em sacos plásticos próprios para amostras de café e identificada com o nome do produtor, nome da propriedade e endereço. Ela deverá estar acompanhada da ficha de inscrição preenchida e assinada pelo produtor.

Caso o lote inscrito seja identificado como café orgânico, o certificado correspondente deverá acompanhar a amostra.

As amostras inscritas deverão estar beneficiadas e ser classificadas como tipo 2 pela tabela da Classificação Oficial Brasileira, conforme a Instrução Normativa no. 8 de 11/06/2003 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, contendo as peneiras 16 e acima e com vazamento máximo de 5% na peneira 16, com teor de umidade máximo de 11,5%. Serão desclassificadas as amostras que não obedecerem a estes critérios.

Os lotes finalistas selecionados deverão ser beneficiados e preparados e mantidos no armazém do produtor ou em qualquer outro por ele indicado até o embarque, dentro das características exigidas para retirada de nova amostra de 2 kg.

Com informações da BSCA.

Aumenta o interesse de produtores
sobre os "cafés especiais"

Cafeicultores paranaenses estiveram reunidos no 13, na sede da Associação dos Plantadores de Cana do Paraná (Canapar) em Jacarezinho, para dar andamento ao Projeto de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná. O objetivo do projeto é organizar os cafeicultores na produção e comercialização de cafés especiais, com marca própria, agregando renda e promovendo o desenvolvimento da região.

Neste encontro foi definido um grupo gestor do projeto formado por cafeicultores e representantes de entidades. Foi definida também a data do primeiro "Seminário Técnico de Cafés Especiais" a ser realizado em 20 de março no município de Ribeirão do Pinhal. O evento vai contar com especialistas do setor para debater o conceito, as normas, padrões de qualidade e o mercado de "cafés especiais".


Boletim Informativo nº 946, semana 19 a 25 de fevereiro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR