O mês de janeiro foi de qualificação de produtores e trabalhadores rurais no Sindicato Rural de São João do Ivaí. O sindicato, em parceria com o SENAR-PR, promoveu três cursos na área de produção artesanal de alimentos.
O local escolhido foi a cozinha do Salão Paroquial da Igreja Matriz São João Batista. Nos dias 22 e 23 realizou-se o curso de Beneficiamento e Transformação Caseira de Cereais, módulo Básico em Milho. Doze pessoas participaram. Na seqüência, dias 24 e 25, o treinamento teve quinze participantes e envolveu o Curso Básico em Mandioca; mesmo número de participantes fizeram nos dias 26 e 27 o curso de Panificação Básica.
Os cursos contaram com divulgação da rádio local, atraindo ainda equipe de televisão para uma reportagem durante as aulas sobre a transformação da mandioca. O presidente do Sindicato Rural de São João do Ivaí, Luiz Flórido Alcântara, informa que os cursos do Senar têm resultado em incremento de renda no município. É o caso da jovem Denize Torres Pinto, que participou do Curso de Fibra de Bananeira em outubro e novembro de 2006, e já tem uma pequena produção de bolsas feitas em fibra.
As peças de artesanato dela são comercializadas em algumas cidades do Norte Pioneiro e em Curitiba. “Só não vendo o que eu não faço”, finaliza Maria Aparecida. Jundiaí do Sul é extensão de base do Sindicato Rural de Santo Antônio da Platina.