Jundiaí do Sul, no norte pioneiro do Paraná, recebeu no ano passado um curso do SENAR Paraná sobre artesanato que teve impacto imediato na geração de renda entre os participantes. Os detalhes sobre artesanato em palha de milho, flores, fibra de taboa (espécie de capim) e bananeira renderam mais que aprendizado, um reforço financeiro para quem trabalha na informalidade.
A habilidade para confeccionar “anjos de bucha” e trançados com palha de milho, por exemplo, trouxe benefícios a Maria Aparecida Grace Asperti, mais conhecida em Jundiaí como “Fia”. Ela aproveitou a gratuidade da iniciativa e quis aprender tudo que era passado às alunas. Hoje faz anjos e cestos de palhas, entre outros objetos, e incentiva as pessoas a fazer os cursos do SENAR.
Maria diz gastar pouco para produção de seu artesanato e ganha mais de 80% sobre o custo para produzir. “Os cursos do SENAR me incentivam muito, tenho bastante proveito”, garante.
As peças de artesanato dela são comercializadas em algumas cidades do Norte Pioneiro e em Curitiba. “Só não vendo o que eu não faço”, finaliza Maria Aparecida. Jundiaí do Sul é extensão de base do Sindicato Rural de Santo Antônio da Platina.