Ministério muda zoneamento
agrícola do trigo no Paraná

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) alterou o zoneamento agrícola do trigo para a Zona B do Paraná, parte das regiões Oeste, Noroeste, Centro e Norte. O plantio recomendado será de 10 de abril a 31 de maio para variedades de ciclo precoce e intermediário. O zoneamento anterior definia o plantio em março e maio, deixando um intervalo em abril. O zoneamento é definido com base em itens como: altitude e latitude das regiões, tipo de solo e potencial produtivo.

Saiba a época e variedades recomendadas para seu município acessando o site do Ministério da Agricultura, clicando em Serviços, depois Zoneamento Agrícola, e ainda Portarias do Zoneamento por Estado (UF), e finalmente Paraná. www.agricultura.gov.br

O zoneamento agrícola estabelecido pelo Ministério deve ser seguido pelos agricultores para fins de financiamentos da safra em instituições bancárias e para realização do seguro rural (Proagro). Se essa delimitação não for seguida, os agentes financeiros consideram que o cultivo não está sendo feito com a tecnologia adequada. A alteração do zonaeamento da Zona B ocorreu depois de solicitações feitas pelos produtores estabelecidos na Região Oeste.

Estudos indicaram que o melhor período para semear o trigo é em abril porque aumenta o potencial produtivo da planta. O favorecimento ocorre devido às condições climáticas daquele mês. ‘’O zoneamento antigo deixava uma janela para o agricultor que não podia aproveitar as chuvas de abril para plantar. Para os agricultores o ideal é fazer o plantio escalonado para evitar perdas’’, diz Otmar Hubner, engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), citado pelo jornal Folha de Londrina (26/01).

O Paraná é o maior produtor de trigo do País, respondendo por 48% para produção nacional.

Para o pesquisador do Iapar Carlos Ried, mudanças no zoneamento devem ser feitas constantemente devido às alterações climáticas. ‘’O zoneamento é dinâmico, precisa ser revisto e essa mudança irá beneficiar o plantio’’, avalia. O pesquisador de trigo Dionísio Brunetta, da Embrapa Soja, explica que o zoneamento é feito com o objetivo de minimizar os riscos do plantio e que na Zona B há muita diversidade climática.

Boletim Informativo nº 944 , 5 a 11 de fevereiro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar