Representantes da sociedade civil foram deixados de fora do Núcleo de Gestão Integrada e Compartilhada das Unidades de Conservação dos Campos Gerais. Todos os integrantes do núcleo são funcionários do Ibama em cargos de comissão.
A lei invocada para a edição da Portaria 106, de 19/12/2006, facultava “a participação da sociedade civil, quando necessário” no núcleo de administração dos parques (Decreto Federal nº 5.718 de 13 de março de 2006, artigo 33). O órgão ambiental deve ter julgado desnecessária a participação de representantes de entidades de classe e organizações civis, por que só indicou para a coordenação do núcleo de gestão funcionários do Ibama com cargos de comissão.
O Núcleo de Gestão vai coordenar os trabalhos e a administração de cinco parques de preservação ambiental nos Campos Gerais: Floresta Nacional de Irati, Floresta Nacional de Piraí do Sul, Floresta Nacional de Açungui, Reserva Biológica das Araucárias e Parque Nacional dos Campos Gerais. O núcleo gestor vai ficar na cidade de Ponta Grossa, em imóvel pertencente ao Ibama.