Produtores discutem agronegócio
no encerramento do Empreendedor

Empreendedores de todo o estado participaram do evento em Curitiba

Cerca de mil produtores e lideranças rurais do Paraná se reuniram na segunda-feira, dia 4, no Expotrade Center, em Pinhais, na Grande Curitiba. SENAR-PR, SEBRAE, FETAEP e FAEP realizaram o II Encontro de Encerramento do Programa Empreendedor Rural - Desenvolvimento de Lideranças. O evento marcou a formatura de 530 participantes da Fase 3 do Programa em 2006, além de ser oportunidade para atualizar informações sobre agronegócio, discutir a crise agropecuária pela qual passa o setor e conhecer experiências de projetos associativos desenvolvidos por grupos de produtores em diversas regiões do Paraná.

Ágide Meneguette: “Queremos com esse treinamento criar uma nova cultura no setor agropecuário do Paraná”

A programação incluiu palestra com o ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Francisco Graziano Neto, apresentação de projetos associativos desenvolvidos pelas turmas de 2006 e mesa de debates sobre liderança e empreendedorismo rural.

O Programa Empreendedor Rural, lançado em 2003, já capacitou 14 mil produtores rurais paranaenses, dos quais 950 concluíram a Fase três, voltada à formação de lideranças. As duas primeiras fases estão relacionadas à formação pessoal: a Fase um, para repassar conceitos sobre associativismo e empreendedorismo rural, e a Fase dois, para definir, discutir e colocar em prática projetos de incremento das atividades do campo. Em 2005, com o objetivo de qualificar ainda mais os produtores rurais, o Programa instituiu este terceira etapa, para a formação de lideranças que trabalhem para o fortalecimento da agropecuária do Estado.

Entrega de certificado aos
formandos da Fase três do PER

Os bons resultados do Programa já chamam a atenção de outros estados e a Fase um começa a ser implantada em Goiás. De acordo com o secretário executivo do SENAR nacional, Daniel Klüppel Carrara, a intenção é trabalhar as duas primeiras etapas do Programa em todas as administrações regionais do SENAR. “O Paraná é uma regional e um estado que tem feito programas de excelência e que, pelo porte e resultados, devem ser implantados no país como um todo”.


    Papel de liderança - “É na adversidade que se conhece a força do ser humano, a sua inteligência e o seu preparo para adotar soluções criativas que lhe permita sair do impasse em que foi colocado. A crise da agropecuária que começou em 2004 e persiste até hoje, tem sido um excelente campo de prova para o empreendedorismo rural, a que os produtores rurais estão sendo submetidos.

Nestas horas de dificuldade é que o empreendedor - o líder - tem um papel importante a desempenhar. Dele se espera que promova a aglutinação de forças e que dê rumos”, diz o presidente do Sistema Faep, Ágide Meneguette. “ Nós queremos um grupo de empreendedores rurais preparado para enfrentar os desafios que são colocados em um mundo globalizado. Quem não tiver realmente preparado para ser um bom empreendedor e ter competitividade está fadado a desaparecer”.

Boletim Informativo nº 939 , semana de 11 a 17 de dezembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar