Jovens aprendizesde Adrianópolis
mostram interesse e criatividade

Os jovens que participaram do Programa JAA no município de Adrianópolis tiveram um semestre bastante agitado. O resumo de tudo o que foi visto nos módulo básico e módulos específicos foi apresentado pela instrutora Angélica Rosenthal, que presta serviços ao SENAR-PR, aos participantes e pais no dia 14 de novembro em uma confraternização que reuniu mais de 200 pessoas. O evento aconteceu no Colégio Selbmann, Vila Mota, zona rural do município.

O entusiasmo de Angélica ao se referir às turmas e ao trabalho realizado justifica o esforço feito para compartilhar o resultado com pais e alunos. Por meio


Aulas dinamizadas despertam o interesse da turma

de slides atividades teóricas e práticas foram revividas. As turmas aprenderam em sala, mas em aulas dinamizadas, por exemplo, diferenças entre monocotiledôneas e dicotiledôneas. Tipos de



Aprendizes utilizam desenhos para entender o conceito
de corredores de biodiversidade

solo e erosão também mereceram recursos visuais e práticos durante as aulas. "Eu acredito que quando eles estão envolvidos, a aprendizagem é melhor", explica Angélica que busca diversificar bem as aulas. Para explicar o conceito dos corredores de biodiversidade, Angélica pediu que cada um dos alunos desenhasse uma propriedade rural com rio e vegetação ciliar. A única observação é que o rio tivesse entrada e saída no papel. Com os desenhos finalizados a instrutora propôs a montagem de cada um dos trabalhos em uma seqüência que deu a noção exata dos benefícios da preservação da vegetação ciliar para a flora e fauna.

Entre os temas preferidos apontados pelos alunos estão as explicações sobre produção de mudas e

importância do uso de EPI. As turmas também fizeram viagens de estudo. Conheceram uma horta comercial, leiteria e, no final de outubro, um grupo visitou a usina de reciclagem de lixo e o Museu do lixo em Campo Magro. Na seqüência conheceram produção de orgânicos e hidropônicos e visitaram uma empresa de produção de mudas. A jovem Juliana Oliveira Maciel destaca aquilo que viu na usina de reciclagem de lixo: "São aproveitadas muitas coisas que eu nem sabia que tinha utilidade e também vi a quantidade de lixo que não vai para o aterro". Já o colega Marcos Roberto Almeida observou que alguns dos funcionários da usina não estavam usando o Equipamento de Proteção Individual – EPI de forma correta, prática cuja importância é demonstrada aos jovens durante o



Aula sobre compostagem e outras práticas
da agricultura orgânica

curso: "As pessoas que trabalham lá não usam o EPI completo e se não usar o EPI corretamente



Visita à usina de reciclagem e Museu do lixo

podem ser contaminados". Na opinião de Angélica, o entusiasmo dos jovens em relatar a viagem é reflexo do entusiasmo e interesse deles em todo o curso. "Valeu a pena, pois esta viagem ficou na história de todos que participaram. É só indo a lugares assim para vermos o mundo com outros olhos", diz a participante Tânia Meurer. O colega Josiel Siqueira Silva complementa: "É uma coisa que nunca esqueceremos".


JAA em Goioerê

Em Goioerê o instrutor Ramon Ponce Martins, que presta serviços ao SENAR-PR, comandou duas 

turmas do programa Jovem Agricultor Aprendiz, onde 80 horas foram destinadas ao módulo básico (Panorama agropecuário; Manejo, Conservação de Solo e Mecanização Agrícola; Sanidades Humana, Vegetal e Animal; Agricultura; Silvicultura; Pecuária) e 55 horas do módulo específico (Aplicação de agrotóxico: Costal e Barras; Cultivo de Grãos e Oleaginosas – Sistema de Plantio Direto; Operação e Manutenção de Colhedoras Automotrizes – Básico New Holland; Trator – Operador de Implementos). O instrutor relata que durante os mais de 3 meses de curso foram realizadas 16 aulas dinamizadas de grande importância para aprimorar o conhecimento dos alunos e dar uma visão real do trabalho

agropecuário em no município. O presidente do Sindicato Rural Pedro Antonio de Oliveira Coelho ressaltou que o sucesso do trabalho foi resultado do esforço conjunto de amigos e parceiros fortes, que desde o início colaboraram com alimentação dos alunos, transporte, palestras com profissionais de diversas áreas e acesso a propriedades que foram utilizadas para realização de visitas e aulas práticas.


Boletim Informativo nº 938, semana 4 a 10 de dezembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

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