SENAR-PR e Coagru concluem
Jovem Agricultor Aprendiz

Mais de 120 jovens participaram da última etapa do programa que envolveu Ubiratã, Campina da Lagoa e Nova Cantu

No último dia 14, mais de 120 jovens participaram da última etapa do Programa Jovem Aprendiz, realizado pelo SENAR-PR com apoio da Cooperativa Agropecuária União (Coagru), em parceria com a FAEP e Sindicato Rural. O programa, que foi desenvolvido durante quatro meses com oito módulos, envolveu jovens filhos de agricultores de Ubiratã (inclusive o distrito de Yolanda), Campina da Lagoa e Nova Cantu. Neste período eles aprenderam sobre agricultura, empreendedorismo, administração rural, associativismo e cooperativismo.

O encerramento das atividades aconteceu com a realização de palestra motivacional. Os jovens

também tiveram o dia de campo ecológico, conhecendo os atrativos do Centro Social de Educação Ambiental Peixe Pequeno, mantido pela Coagru. O supervisor regional do SENAR-PR, Henrique de Salles Gonçalves, explicou que o Programa Jovem Aprendiz visa a incentivar o jovem para que obtenha o gosto pela atividade rural. "Este programa visa a ensinar fatores que possam motivar estes jovens a buscar sua realização profissional e qualidade de vida dentro da atividade do agronegócio", disse.



   O diretor vice-presidente da Coagru e supervisor do Cooperjovem, Valdir D´Alécio enalteceu que o Jovem Aprendiz, na parceria entre SENAR-PR e Coagru, aconteceu com a finalidade de dar uma oportunidade aos jovens agricultores para que conhecem melhor a vida na agricultura. Ele avaliou que esta etapa foi concluída com sucesso e que outras poderão acontecer no futuro. "A Coagru tem a preocupação de envolver os jovens por que são o futuro. Precisamos formar um estoque de cidadãos e cidadãs que conheçam seus direitos e também seus deveres; também para que aproveitem suas vocações para aquilo que sabem e gostam de fazer",

enaltece ao estimular os jovens a aproveitarem as oportunidades que existem. "Na vida temos oportunidades e não podemos perdê-las, pois é a oportunidade que nos cria novas oportunidades de ter uma vida melhor. Para isso, às vezes, parece que temos que nos sacrificar e no sacrifício conquistar; e na conquista ter aquilo que precisamos para uma melhor qualidade de vida".

O diretor presidente da Coagru, Áureo Zamprônio, considerou que a iniciativa foi muito válida. "A Coagru se preocupa com os jovens e sua capacitação é fundamental para o futuro da atividade em que vivem. Temos tido resultados excelentes com a participação do jovem dentro da cooperativa", avalia.


Boletim Informativo nº 938, semana 4 a 10 de dezembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR