Coronel Vivida promove curso
de Manejo Integrado de Pragas

Após o primeiro curso de Manejo Integrado de Pragas – MIP promovido em Coronel Vivida nos dias 24 e 25 de novembro, na comunidade Bom Jesus, outros quatro eventos já foram agendados para o mês de dezembro. Nestes cursos os produtores recebem informações sobre monitoramento de pragas, com preferência pelo controle biológico e natural.

Nos casos das lagartas desfolhadoras e dos percevejos, as amostragens são realizadas com um pano-de-batida, de cor branca, preso em duas varas. A técnica é simples: trata-se de introduzir o pano entre as linhas da soja, bater e contar as pragas e inimigos naturais.


   Os dados são anotados em uma ficha que serve para fazer o acompanhamento da evolução das pragas. No caso das lagartas, o nível de desfolhamento também é levado em conta. São feitos cálculos para avaliar o momento de aplicação de inseticidas. Em alguns casos mesmo com danos grandes nas folhas, não se recomenda a aplicação preventiva de produtos químicos, por não ter alcançado nível de dano econômico.

O SENAR-PR formou a primeira turma de instrutores em Manejo Integrado de Pragas - MIP este ano, principalmente para atuar na cultura da soja. Tratam-se de técnicas simples já consagradas, estudadas por institutos de pesquisa, especialmente pela Embrapa. O objetivo é reduzir custos, proteger o meio ambiente e a saúde de produtores, trabalhadores rurais e consumidores. Maiores informações no Sindicato Rural de sua cidade.


Boletim Informativo nº 938, semana 4 a 10 de dezembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR