Jovem Agricultor Aprendiz

São Pedro do Ivaí

Aulas práticas mostram trabalho de usina

Os participantes do JAA de São Pedro do Ivaí estão observando na prática todo o processo de uma usina de açúcar e álcool. Elizangela Caparroz, que presta serviços de instrutoria ao SENAR-PR é responsável pelo mpodulo específico de cana-de-açúcar e está aproveitando a sede de uma usina da cidade para mostrar na prática como funciona cada etapa de produção. "Nas aulas eles podem acompanhar o plantio, corte e fertirrigação. Acompanhando todos os setores eles têm uma idéia do ciclo de trabalho de uma usina", explica Elizangela.


Pato Branco

Turma visita UTFPR

No mês de agosto, participantes do JAA visitaram sede da UTFPR em Pato Branco. O interesse em visitar a UTFPR surgiu pelo fato de a Universidade fornecer o curso de Agronomia que está diretamente ligado a proposta do programa.

As ações do SENAR-PR, são organizadas e desenvolvidas de forma sistematizada, seguindo um processo de planejamento, execução,

acompanhamento, avaliação e controle. São ações educativas, que visam ao desenvolvimento do homem rural, como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

 

Cândido de Abreu

Pais acompanham turma em visitas técnicas

O instrutor Elson Buaski, que presta serviços de assessoriaao SENAR-PR, está à frente de quatro turmas do JAA, duas em Ivaiporã e duas em Cândido de Abreu. No dia 24 de outubro, o grupo de Cândido de Abreu foi visitar a sede da Embrapa Soja em Londrina para conhecer um pouco das pesquisas em andamento nessa área, além da oportunidade de ter contato direto com os pesquisadores. A cada visita técnica que programa com as turmas, o instrutor convida alguns pais para acompanhar o grupo e ajudar no aspecto disciplinar da turma durante a

viagem. Vários pais vêm demonstrando interesse em participar dos eventos.

Candói

Encerramento com visita a usina hidrelétrica

Uma visita à Usina Hidrelétrica Ney Braga, em Reserva do Iguaçu, marcou o encerramento das atividades das turmas do JAA do município de Candói. Sandro Pio Passarin, que presta serviços de instrutoria do SENAR-PR guiou os grupos na visita que incluiu uma passagem pelo Museu Regional do Iguaçu e o Horto Florestal. A excursão teve duração de um dia e foi feita em datas diferentes para cada turma: dias 07 e 09 de outubro. Durante o semestre, os participantes assistiram a palestras com dentista e enfermeira, trabalhando os temas de Higiene Bucal, Corporal e DST. "Também trabalhei

muito com eles a elaboração de planejamento, envolvendo os pais e famílias de cada um", conta Sandro. O entusiasmo demonstrado pelo instrutor também está presente em relatos dos participantes. "Os assuntos abordados são de extrema importância para nós que moramos no sítio", relata Edelson Antônio da Cruz.
 

Tomazina

Alunos conhecem a implantação do
sistema "5 S"

A turma de jovens agricultores aprendizes de Tomazina, liderados por Carla Cristina Jaremtchuk, que presta serviços de instrutoria ao SENAR-PR, fez uma visita à Fazenda Mutuca e à Chácara Baronesa, em Arapoti. Os alunos tiveram a oportunidade de verificar a implantação do Sistema 5S adotado pela Fazenda Mutuca, o planejamento adotado para a produção de grãos e de sementes e o sistema de produção de bovinos de corte confinados, com abate aos 13 meses de idade. Na Chácara Baronesa especializada na produção de

leite, com produção de 10 mil litros/dia, os alunos conheceram o manejo realizado com bezerros, novilhas, vacas secas e vacas em lactação, além do manejo de ordenha e manejo alimentar.

Na opinião da instrutora, "as visitas são grandes oportunidades para despertar nos alunos o interesse pelas atividades agropecuárias, além de propiciar a observação de todo o processo operacional das atividades".


Boletim Informativo nº 937, semana de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR