Guarapuava faz festa na abertura
 da sala da extensão de base em Candói

O Sindicato Rural de Guarapuava abriu um escritório para a extensão de base no próprio município de Candói. Dezenas de autoridades e produtores rurais da região central do Estado acompanharam a cerimônia, dia 9, no endereço da Avenida XV de Novembro, nº 2687.

João Luiz Rodrigues Biscaia, diretor-financeiro da FAEP que representou o presidente Ágide Meneguette, declarou aberta a instalação sindical em Candói. "Esta casa é de vocês, produtores rurais. São vocês que vão dar a ela o tamanho que quiserem. As decisões aqui tomadas e os seus anseios chegarão mais facilmente ao nosso conhecimento". Ele lembru 

que a partir de agora os produtores terão acesso aos serviços do Sindicato no próprio escritório em Candói, não havendo mais necessidade de deslocamento a Guarapuava.

Biscaia destacou a oferta e o expressivo número de 180 títulos de cursos oferecidos pela regional do sistema de aprendizagem rural-Senar Paraná, de formação e capacitação técnica, que os produtores podem solicitar para se aperfeiçoar na atividade agrícola.

Maurício Mendes de Araújo, prefeito de Candói, falou sobre o novo escritório e seu papel no desenvolvimento e geração de renda na região. "É uma importante conquista, pois vai trazer especialização e qualificação para os produtores rurais", disse, referindo-se ao Senar-PR.

Cláudio Marques de Azevedo, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, lembrou a demanda dos produtores da região por treinamentos. O primeiro curso do sistema de aprendizagem rural foi realizado ali em novembro de 2001. "Graças à parceria com a FAEP e o SENAR sempre estivemos presente em Candói, em treinamentos, feiras e leilões. Agora vamos intensificar ainda mais a atuação no município", asseverou.

As extensões dos sindicatos rurais são um atalho de aproximação das entidades patronais e o produtor paranaense. Hoje o Sistema FAEP conta com 109 extensões dos seus 185 sindicatos rurais patronais. A mais recente é a de Bom Sucesso, que teve seu pedido de abertura analisado e publicado em Diário Oficial há poucos dias, pelo Setor de Relações do Trabalho do Governo Federal. "Os agricultores podem utilizar a extensão de base do Sindicato Rural como o seu escritório, contando com diversos serviços de apoio a sua atividade", informou Azevedo.

O responsável pela nova unidade é o produtor Ricardo Marcondes Teixeira, diretor do Sindicato. Teixeira agradeceu o apoio ao empreendimento, falando da missão de unir os produtores com o objetivo de melhorar a produtividade no campo. O atendimento feito por um funcionário treinado para prestar todos os serviços já oferecidos na sede de Guarapuava. Os produtores podem solicitar a emissão de folhas de pagamento, cadastro do Incra, CCIR, Declaração de ITR, encaminhamentos de pedidos de aposentadoria rural ou emissão da Certidão Negativa de Débitos Ambientais em parceria com o IAP, entre outros documentos.

Um dos espaços mais importantes é a Sala do Produtor, em que o produtor encontra as informações e serviços de seu interesse. Equipada com um computador de última geração e ligada à Internet de banda larga, a Sala possui também equipamentos que permitem acompanhar e participar de em vídeo e tele-conferências. A extensão de Candói funcionade segunda, de 2ª à 6ª feira, das das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.


Boletim Informativo nº 936, semana de 20 a 26 de novembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR